sexta-feira, fevereiro 17, 2017

O momento academista em números

Foto retirada da página da LPFP no Facebook

Depois de 9 jogos com Francisco Chaló (FC), num percurso assinalável, com 4 vitórias, 4 empates, e uma derrota, 11 golos apontados e 8 sofridos, o Académico (AVFC) continua nos lugares finais da tabela classificativa. Porquê? É isso que vamos tentar perceber.

Apesar do bom percurso, a verdade é que o AVFC apenas subiu um lugar na tabela. Quando Chaló chegou o AVFC era 19º com 15 pontos, neste momento é 18º embora com os mesmos pontos que o Freamunde, o 19º.

Há no entanto que salientar que quando FC chegou, o AVFC estava a três pontos da zona de play off, agora está nessa mesma zona, e estava a quatro pontos do 16º lugar, o primeiro lugar seguro da tabela, e neste momento está a um mísero ponto.

Mas não deveriam 16 pontos, em 27 possíveis, serem suficientes para nos assegurar um outro lugar na tabela classificativa? Em teoria sim, no entanto é preciso saber que resultados andam a fazer os nossos adversários diretos, e eles também estão numa boa forma.

O caso mais incrível de todos é o Varzim. Quando FC chegou os varzinistas estavam a apenas 3 pontos do Académico, mas entretanto conseguiram 26 pontos e já estão em quatro lugar, ou seja, o Académico perdeu 10 pontos para o Varzim que era um adversário direto e que entretanto já está noutro patamar.

Com FC perdemos ainda um ponto para Freamunde e Leixões e três para o Braga B, equipas que na altura estavam próximas de nós (como ainda se mantém), daí que não tenhamos conseguido descolar.

Conseguimos ganhar pontos ao Fafe (3), ao Famalicão (5), ao U. Madeira (3), ao Vitória B (3), ao Vizela (5) e ao Porto B (5) daí que nos tenhamos aproximado dos lugares seguros da tabela classificativa.

Apesar de tudo o que foi dito atrás, nada tira mérito à campanha do AVFC com FC ao comando. Estamos com uma média de 1,777 pontos por jogo, uma média que se durasse desde o início da temporada estaríamos agora com 48 pontos em terceiro lugar!


Classificação desde que FC é treinador do Académico: 1º Varzim (26); 2º Braga B (19); 3º Portimonense (18); 4º Aves, Académica, Freamunde e Leixões (17); 8º Gil Vicente e Académico de Viseu (16); 10º Santa Clara e Benfica B (14); 12º Vitória B, Sp. Covilhã, U. Madeira e Fafe (13); 16º Penafiel, Vizela, Porto B e Famalicão (11); 21º Cova da Piedade e Sporting B (3).

3 comentários:

--FD disse...

Excelente análise, de facto é pena os nossos adversários também terem pontuado bastante caso contrário já teríamos descolado deste lugar incómodo. Também não nos podemos esquecer que fizemos menos um jogo para o campeonato pois antecipámos o jogo contra o União da Madeira (que acabámos por empatar).

Ainda assim o mister FC está a ajudar a pôr o nosso Clube nos eixos e estamos com um aproveitamento a rondar os 60% dos pontos. Em nove jogos conseguimos mais vitórias e mais pontos do que com a anterior equipa técnica em quinze. É também de assinalar o facto de a par com o Gil Vicente sermos a única equipa a conseguir roubar pontos ao Varzim.

Temos de continuar a lutar neste campeonato ultra competitivo, olhando para a tabela é incrível vermos que o sexto classificado está mais perto dos lugares que podem dar descida de divisão do que dos lugares de promoção.

Domingo, todos ao Fontelo!

Força Académico!

sexta-feira, 17 fevereiro, 2017
Unknown disse...

Sem tirar qualquer mérito a este tipo de análise, longe de mim tal propósito, mas julgo que a concentração, o foco, como se diz agora tem de estar apenas e só no seguinte:

7 vitórias resolvem a nossa situação, aconteça o que acontecer, ou seja temos 31 pontos, e o 8º lugar está a 6 pontos, o resto não interessa, pois é provisório e muda a cada jornada, ou seja há 15 equipas a lutar pela manutenção, sim, são mesmo 15, apenas 7 coloco e com reservas fora dessa luta, as 7 primeiras, mas todas as restantes jogam cada jornada com a brutal pressão de terem de somar pontos, e é também essa a nossa situação, agora se estamos mais abaixo ou mais acima isso nada diz num campeonato com um equilíbrio único. Agora, sim, a nossa campanha nas últimas jornadas foi excelente e o futebol praticado nos jogos com o Fafe e Famalicão foi curto, bastante curto, mas de então para cá tem vindo a melhorar e muito, tendo o Académico nas 2 últimas jornadas produzido excelente futebol:

O que é mesmo importante, é que TODOS nós os Academistas façamos com que os nosso jogadores, treinador e direcão sintam que contam connosco para a tremenda missão que temos pela frente, ganhar 7 jogos, se possível o quanto antes para todos termos um pouco mais de tranquilidade, pois também merecemos!

TODOS ao Fontelo!

Carlos Silva

sexta-feira, 17 fevereiro, 2017
paulo teixeira disse...

Esta situação dos outros conseguirem muitos pontos é uma das grandes causas para o académico estar ainda onde está, outra é que conseguimos fazer o mais dificil abrir a gaiola mas depois deixamos fugir o passaro, já aconteceu em 5 ocasiões, Famalicão 1-1, U.Madeira 2-2, Vizela 1-1, Gil 1-2, Varzim 1-1 é claro que não podemos ganhar os jogos todos e tambem temos de contar com o adversário mas se tivessemos conseguido guardar a vantagem em 40% dos jogos acima referidos teriamos agora mais 4 pontos com a vantagem de dois dos jogos (Vizela e Famalicão) foram contra equipas que lutam como nós pela permanência, logo com 35 pontos estariamos á frente dessas equipas.
Isto já lá vai e vale o que vale mas que era uma boa vantagem lá isso era, agora é olhar em frente e acreditar que podemmos sair desta situação, futebol temos a sorte é que teima em virar-nos as costas mas tenho esperança que isso vai e tem de acabar!

Paulo Teixeira

sexta-feira, 17 fevereiro, 2017