domingo, fevereiro 19, 2017

Ac. Viseu FC 1-0 CD Aves

Estádio do Fontelo, 19 de fevereiro de 2017
28ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Vasco Santos (Porto)

Ac. Viseu: Diogo Freire; Tomé (c), Bura, Bruno Miguel e Stéphane; Capela, Paná (Tiago Gonçalves, 90+4) e Bruno Loureiro; Luisinho (Carlos Eduardo, 68), Moses (Rui Miguel, 86) e Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.

Aves: Quim; João Amorim (Hackman, int), João Pedro, Tiago Valente e Nélson Pedroso; Ericson, Tarcísio (Renato Reis, 65) e Pedró (Guedes, 75); Zé Tiago, Balogun e Theo Mendy. Treinador: Daniel Castro.

Expulsões: Ericson 90+2, Capela 90+3

Golo: Sandro Lima 57 (1-0)

Num dia triste para a família academista, o Académico recebeu e bateu o Aves por 1-0 com um golo de Sandro Lima, apontado através de uma grande penalidade.

O Académico entrou bem no jogo, a apresentar futebol bem jogado e bastante fluido, com destaque para a ala esquerda, onde Stéphane e Moses continuam a demonstrar bom entendimento.

O Aves demonstrou que estava em Viseu á procura de pontos, com uma equipa bem estruturada, onde se destacam, Zé Tiago, Tracisio, e Ibok Edet, já para não falar no experiente guarda redes Quim.

A primeira parte foi um jogo bem disputado de parte a parte, com poucas oportunidades de golo. 

A mais flagrante pertenceu a Luisinho, que dispôs da possibilidade de alterar o marcador através do pontapé de grande penalidade, mas Quim defendeu.





Durante o Intervalo, destaque para a homenagem que as equipas, treinadores e dirigentes da formação do Académico, quiseram prestar ao atleta Henrique, que se encontra a recuperar de doença. Grande homenagem a que os adeptos corresponderam com uma grande salva de palmas. 

Passavam 12 minutos da segunda parte, quando o árbitro assinala a segunda grande penalidade a favor do académico. Desta vez, Sandro Lima chamado a marcar não desperdiçou, e colocou o Académico em vantagem.

Por esta altura já Chaló tinha mexido na equipa, tirando Luisinho, e fazendo entrar Carlos Eduardo, na tentativa de dar mais velocidade ao ataque academista.

O Aves estava inconformado com o resultado e por pouco não chega ao empate, num lance em que a bola vai ao poste da baliza academista, e a ser desviada para canto por um defesa viseense.

Francisco Chaló, após uma série de iniciativas atacantes por parte do Aves, decide retirar Moses, e faz entrar Rui Miguel, na tentativa de segurar a bola na zona de meio campo. 

Perto do fim, Ericson é expulso por acumulação de amarelos, mas o académico esteve pouco tempo em superioridade numérica, uma vez que poucos minutos depois, também Capela é expulso nas mesmas condições. 

O Académico conseguiu assim, 72 jogos depois, alcançar duas vitórias consecutivas!

Com esta vitória o Académico subiu ao 15º lugar, fora dos lugares "proibidos" da tabela classificativa!

Se nos permitirem, a equipa de A MAGIA DO FUTEBOL dedica este triunfo à memória do Senhor Pipa!


 ( Foto autoria de Rui da Cruz, retirada do facebook oficial do académico )


Obrigado equipa!

4 comentários:

Unknown disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga - 2016/2017
28ª Jornada, domingo, 19 de fevereiro de 2016; Estádio do Fontelo, Viseu
Ac. Viseu - 1; Desportivo das Aves - 0

Tarde de sol, relvado em bom estado, razoável moldura humana, bem acima das mil pessoas, mas podemos ser mais, muitos mais; no Fontelo cabem todos os Academistas, podem vir, são TODOS bem-vindos.
Ùltimo jogo do 2º terço do Campeonato, decisivo para as c ontas finais, pois, é no último terço que tudo se decide, é verdade, mas ao chegarmos a esse útltimo e decisivo terço em posição melhorada, tudo é mais fácil. Jogo perante um adversário que há 4 jornadas já era considerado prativcamente como tendo subido à 1ª Liga, tal er ao avanço pontual par ao 3º classificado 15 pontos. Na 1ª volta perdemos na Vila das Aves por 3-2, mas o Desportivos das Aves produziu nesse jogo inúmeras oportunidades flagrantes e o resultado foi algo enganador, pois o Desportivo das Aves apresentava uma equipa e uma qualidade de jogo que parecia imbatível e de facto assim se confirmou nas jornadas seguintes, um superiordiade grande e uma série espantoso de grandes resultados.
Preâmbulo feito passe À anáçise do jogo de hoje, no Fontelo, aqui vai:
3º jogo para ambas as equipas no prazo de 8 dias, jogo equilibrdo no início, intenso, mas sem grandes ocasiões de golo. O Académico tem uma ou outra incursão perigosa pelas laterias, nomeadamente por Luisinho, mas flagrante soportunidades de golo não exisitiram. O Académico mais interessado em ganhar do que o Desportivo das Aves que depois de 4 resultados sem vitória, veio ao Fontelo com o intuito primeiro de não perder, não descurando, obaiwmtne, a possibilidade de ganhar, não jogou futebol de ferrolho, nada disso. Numa boa jogada pela direita a bola é cruzada par ao centro da área onde há um empurrão quando o nosso home se preparava para fazer golo. Pen
Alti que Lusinho tenta converter, mas na Baliza, um Sr. Do Futebol PortuguÊs, de seu nome Quim, sim, esse mesmo o ex-Guarda-Redes da Seleção Nacional, do Benfic ae do Braga, faz uma espantosa defesa e evit ao 1º do Académico. O Académico sente este lance e fica um pouco abalado, sendo que até final da 1ª parte não houve mais grandes situações de golo, a não ser um perigo livre frontal, mesmo no último minuto a favor do Acade´mico, mas Bruno Loureiro atira muito por cima e o intervalo chega logo de seguida.
Na 2ª parte o Académico procurou ganha ro jogo, via-se que não se contentava com o empate, pois a nossa situação na tabela apesar de uma sequência excelente de resultaso, em 10 jogos, pontuámos em 9, um dos melhores registos da his´toria do Clube na 2ª Liga, contudo, Francisco Chaló queria os 3 pontos e a vitória e num cruzamento para aárea, Sandro Lima é derrubado, sem a mínima dúvida, embora tivesse sido o auxiliar mais bem colocado a sinalizar ao árbitro. Sandro Lima chamado à marcação, não vacila perante Quim e remate com muita força, sem dar a mínima hipótese a Quim que ainda toca na bola. O Académico consegue a vantagem, mas ainda falta muito tempo e este Desportivo das Aves apsar de não atravessar o melhor momento é uma equipa rechaedada de bons valores, a começar pelo seu extraordinário Guarda-Redes que no Fontelo fez sempre excelentes exibições, apesar do Académico conseguir smepre a vitória. Tem, também um jogador que todos conhecemos e que deixou imensas saudades, João Amorim.
Ou seja não foi um Desportivo das Aves que encantou, longe disso, no entanto mostrou ser uma equipa sólida, que ocupa bem os espaços, o Académico não criou muitas situações de golo, ao contrário do que aconteceu no D. Afonso Henriques e na 4ªf contr ao Benfica B. Ainda assim o Desportivo das Aves está muito perto da 1ª Divisão, se para o ano nos encotrarmos nesta situação (igual à do Aves), nesta altura do Campeonato, já começamos a pensar na 1ª Liga , bem mas uma coisa de cada vez e hoje 3 pontos, não mais do que isso, mas uma sequência de 3 jogos muito boa, a melhor da época e, agora, é descansar, pouco, pois não há tempo época e preparar com muita serenidade e ambição o jogo de Braga.

(continua)

Carlos Silva

domingo, 19 fevereiro, 2017
Unknown disse...

(continuação) - Carlos Silva

Agora algo que não tem a ver com o jogo propriamente dito, mas que tenho de referir: Desde há longos anos que acompanho o Académico pelos mais variados Estádios de Portugal e felizmente em todos eles nunca senti o mínimo perigo, mas, há pessoas que têm alguma dificuldade em perceber o que é o respeito pelo jogo, pelo adversário, pelo colega, pelos intervenientes, por outra pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida. Os Adeptos do Desportivo das Aves que eu tinha como sendo exemplares nas 3 vezes anteriores que se deslocaram ao Fontelo, e onde o resultado lhes foi desfavorável, hoje, tiveram uma conduta que não honra as gentes da Vila da Aves, a sua equipa de Futebol, e a sua Claque. Proferiram palavras de agressão aos adeptos do Académico de todo inaceitáveis, sem que tivesse existido a mínima razão para tal, quer por parte da Claque do Académico, comportamento impecável, hoje, nada a apontar, quer por parte dos restantes adeptos do Académico. Obviamente que perante o seucedido, hou reação de alguns adeptos Academistas, mal, pois Àfalta de respeito não devemos responder da memsa forma, pois somos o Académico, Somos diferentes, sabemos reeber bem toda a gente, mesmo aqueles que por vezes, de cabeça perdida dizem o que não devem, mas, ainda assim, temos de saber que responder nada resolve, só piroa as coisas e temos de estar acima disso, Somos Académico, respondemos em campo e fora dele aplaudindo mais alto o nosso Clube foi o que fez a maioria do Estádio, com gritos de Académico, Académico, Académico, que esse sim incentivam os nossos jogadores, dão-lhje tranquilidade e levam o Aca´demico à Vitória. Tudo o que seja diferente disso, condeno e espero que todos reflitam nisso, pois o que se viu, hoje em Braga, por exemplo tem de ser exemplarmente punido, pois é intolerável que uma pessoa vá tranquilmamente com a sua família ve rum jogo de futebol, e seja agredida, tenha o seu carro com vidro s partidos, lhe seja arremessadas pedras, inacreditável, mas aocnteceu, hoj,e em Braga e isso é crime e tem de ser punido como tal, o Futebol não é isso, não pode ser isso, e todos os que estamos de boa fé neste deposro e adoramos este jogo, temos de tudo fazer para irradicar esse tipo de pessoas das proximidades dos recintos desportivos. EM Inglaterra tiveram prblmeas semelhnates e resolveram de vez com medidas muito duras para quem prevecarica.
Uma palavra final para Quim, um Sr do Futebol, pois mostra em campo toda a sua categoria, e já passou por situações em que possivlemente lhe apeteceu dizer tudo o que lhe ía na alma, mas repondeu sempre da melhor maneira, em campo, quer a António Oliveira, à época (Mundila de 2012 – Coreia-Japãp) selecionado nacional, quer a Jorge Jesus, na altura, treinador do Benfica, quando Quim é Campeão, e é dispensado no final da época por Jorge Jesus, dizendo que queria um Guarda-Redes que desse pontos e de facto foi buscar um que deu imensos pontos, mas ao adversário, Roberto, lembram-se!.

(continua)

Carlos Silva

domingo, 19 fevereiro, 2017
Unknown disse...

(continuação) - Carlos Silva

Temos 34 pontos, estaoms a 6 pontos, agora do 7º lugar, ainda é possível lá chegar e tem de ser esse o nosso pensamento e o nosso objectivo, olhar sempre, sempre para cima, pois esta 2ª Liga é um Campeonato único, mas com a nossa dinâmica atual podemos disputar os 3 pontos em qualquer campo e com fortes possibilidades de os conquistar.
Arbitragem, em bom plano, embora no 1º penálti, Quim saia da Baliza antes do remate de Luisinho, mas isso acontece com quase todos, por isso nada a dizer, Quim defendeu e há que lhe dar todo o mérito pela defesa.
Lusinho, tem um lugar guardado para sempre no coração de todos os Academistas e, ainda, tem toda uma carreira pela frente, mas já conseguiu o que poucos conseguiram nos anos que passou de Acadmémcio ao peito e agora com o seu regresso, as coisas estão a compor-se e só tem de levantar a cabeça e pensar no próximo jogo, pois ainda nos vai dar grandes alegrias, com os seus centros milimétrico e os seus dribles únicos e as suas acelerações espetaculares.
Para o nosso Treinador, uma palavra de pareço pela serenidade com que encara todos os jogos e pela confiança que transmite à equipa e aos adeptos, para além das explicações que sempre dá na sua leitura do jogo, muito para lá do resultado, o que é de louvar, pois não é habitual no Futebol Português. Excelente!

Sempre Académico!

SÊ Sócio e Traz um amigo!

Carlos Silva

domingo, 19 fevereiro, 2017
--FD disse...

A página do Desportivo das Aves já publicou o resumo do jogo: https://pt-pt.facebook.com/desportivodasaves/videos/520592374777747/ .

Não foi um jogo muito bem disputado mas acima de tudo estamos de parabéns por conseguirmos somar mais 3 importantes pontos.

Na próxima jornada vamos até Braga onde, se a memória não me falha, nunca conseguimos pontuar.

Força Académico!

Força Henrique!

Obrigado por tudo Sr. Pipa!

segunda-feira, 20 fevereiro, 2017