quinta-feira, julho 10, 2014

Carta aberta ao Provedor do adepto

Exº Senhor Provedor!

Na época passada manifestamos o nosso descontentamento pelas horas a que se realizam os jogos às quartas feiras, quase sempre a meio da tarde, numa altura em que a maioria dos adeptos está a trabalhar. Obtivemos como resposta que tal facto se devia a questões de ordem financeira (gastos de energia com a iluminação).
Disse-nos também que tinha a esperança que Liga e Clubes encontrariam vias tendentes a solucionar o problema. Está aí uma nova época, o que mudou entretanto? Está solucionado o problema? Tememos que não, até porque o número de jornadas aumentou.
Além da preocupação já manifestada temos mais uma preocupação para a presente época. Somos adeptos do Académico de Viseu, o segundo clube que mais gente levou ao seu estádio na época passada isto, obviamente, no que diz respeito à Liga 2 e não conseguimos compreender o seguinte:
Na época 2014/2015, na Liga 2, vão realizar-se 12 jornadas a meio da semana. O Académico de Viseu, o clube que tanto amamos, nessas 12 jornadas tem 10 como visitado, tantas como o histórico Atlético Clube de Portugal. No polo oposto estão Beira Mar e Farense com apenas 2 jogos à 4ª feira. Porquê tanta discrepância?
Sortilégios do sorteio? Sabemos que sim, mas a pergunta impõe-se… quem defende os adeptos?


Nota: enviado ao Provedor do Adepto via correio electrónico

8 comentários:

--FD disse...

Muito bem! Grande MAGIA!

Infelizmente temo que nada vai ser alterado e a resposta vai ser uma mistura entre o politicamente correcto e a menção que os estádios não estão dotados para jogos a outras horas mas ao menos tomaram conhecimento do descontentamento dos adeptos (certamente que não será admiração para eles).

É incrível e triste como o responsável máximo da liga fala no sorteio mais puro dos últimos anos mas com os habituais "condicionantes". Aposto que esses condicionantes apenas existiram na Primeira Liga - e só para evitar alguns cruzamentos entre as equipas mais fortes. Encheu também a boca a falar num método cujo autor é professor numa Universidade estrangeira qualquer. Mas há uma pergunta que se impõe: Quem é ou quem são os iluminados (universitários ou não) que não se lembraram que o número de jogos a meio da semana na condição de visitado têm de ser distribuídos de forma equilibrada entre os clubes? Isto não seria também uma condicionante, talvez a mais óbvia?!

As queixas relativas a jogos a meio da semana existem desde que o campeonato tem mais do que 20 equipas. É impossível não haver jogos a meio da semana mas o que fez a Liga para minimizar o problema? Só o aumentou com a introdução de mais equipas! E querem levar mais gente aos Estádios?!

Esta situação (apenas 13 jogos no Fontelo ao fim-de-semana) pode ter um resultado muito negativo no encaixe de receitas daquele que foi o segundo a levar adeptos ao estádio - e sem abrir as portas!

sexta-feira, 11 julho, 2014
Anónimo disse...

Até já deixo de lado a questão financeira, que é de facto dramaticamente afectada neste caso.



Falemos da vertente desportiva:

- um clube que em 12 jogos, faz 10 a meio da semana em casa é claramente prejudicado. O factor casa fica claramente esbatido neste caso. E o factor casa é o factor "extra jogo jogado", que mais influencia o resultado.

E temos que multiplicar este efeito por 2, uma vez que todos os jogos que fizermos em casa à quarta, serão jogos que faremos ao fim de semana fora.

Isto nada menos é que um roubo, num campeonato que à partida já está viciado.

Só espero que a direcção desta vez tome uma posição. Temos de ser profissionais e defender os nossos direitos.

Miguel

sexta-feira, 11 julho, 2014
Anónimo disse...

tudo isso é feito deliberadamente para desestabilizar o clube do academico de Viseu
o futebol português esta cada vez mais podre.
QUE VERGONHA.

sexta-feira, 11 julho, 2014
562 disse...

Esta missiva devia ser enviada sob a forma de protesto, pela direcção do clube..
É inadmissível a discrepância entre os clubes. Eu aceito jogos à 4ªfeira, mashaver clubes com 10 e clubes com 2??? Apetece-me dizer: Vão gozar com o caral...!!!

Vou enviar uma carta à direcção do clube onde vou dizer que, na minha opinião, deviam protestar acerca disso e que, se nada for feito, devem jogar os jogos à 4ª sob protesto. o motivo é simples: ao fim de semana há cerca de 3000 pessoas a ver o jogo e à 4ª devem ser aí umas 200 a correr bem.

Acho, ainda, que não é o adepto que deve ser defendido por não poder ver o seu clube.. É o clube que sai prejudicado, porque joga com 11 em vez de jogar com 12..

sexta-feira, 11 julho, 2014
Anónimo disse...

Para nós seria muito melhor estarmos na vossa condição este ano. Porque o Futebol não é só perto da nossa casa. Farense

segunda-feira, 14 julho, 2014
--FD disse...

Caro amigo Farense,

perto ou não da vossa casa terão de percorrer a mesma distância que fariam se tivessem 2, 3, 10 ou 12 jogos em casa às quartas-feiras. Ou não? As contas são simples: 46 jornadas - 23 jogos em casa e 23 jogos fora. Todos os clubes vão fazer 23 deslocações logo as viagens não fazem parte do problema. A grande diferença é que vocês vão ter mais 8 (!) jogos do que o Académico em vossa casa no fim-de-semana (onde existe muito mais público, ganhando o vosso clube em apoio à equipa e em receitas). Dos 23 jogos no vosso estádio 21 vão ser ao fim-de-semana (o Académico vai ter apenas 13). Ainda acha a nossa situação "muito melhor"? Para além da componente desportiva e financeira, como adepto e sócio sinto-me injustiçado por ter menos oportunidades de assistir aos jogos da minha equipa! Ainda se os jogos a meio da semana fossem a horas não laborais...

Saudações Academistas.

segunda-feira, 14 julho, 2014
Anónimo disse...

Mas percorrer, essas distâncias bem longas para nós, seriam muito mais fáceis ao fim de semana.

quinta-feira, 17 julho, 2014
Anónimo disse...

De qualquer forma em termos de distância/deslocações vai dar tudo ao mesmo ao fim de 46 jornadas. Independentemente da sorte do calendário e com mais ou menos repouso é necessário fazer as 23 deslocações.

quinta-feira, 17 julho, 2014