segunda-feira, junho 11, 2018

Recordar: Inaldo

NOME COMPLETO
Aguinaldo Pinto de Melo
NOME
Inaldo
DATA DE NASCIMENTO
11/06/1950
NATURALIDADE
Brasil
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Naval 0-2 Ac. Viseu (09/12/1979)
PRIMEIRO GOLO
Naval 0-2 Ac. Viseu (09/12/1979)
JOGOS
76
GOLOS
30
ÉPOCAS
79/82



Três épocas no Académico de Viseu. Na primeira alcançou a subida à I Divisão marcando 12 golos num total de 22 jogos. Na época seguinte contribuiu com 13 golos, para a manutenção do Académico, sendo ele o autor do golo na Nazaré que fez com que o Académico vencesse a liguilha e, por consequência, alcançasse a manutenção. Em 81/82 marcou 5 golos mas não evitou a descida de divisão. 

Jogou também no Nacional (82/83), União da Madeira (83/84), Barreirense (84/85) e Amora (85/86).  

12 comentários:

JA disse...

Uma vez, era eu puto, fui ver um jogo entre o Académico e o União de Leiria no Fontelo. O Académico beneficiou de um livre directo na entrada da área do Leiria, com a barreira leiriense já dentro da área. O Inaldo toma balanço, manda uma bujarda nos "ovários" de um jogador do Leiria que ficou em muito mau estado. Eu estava no peão (atrás da baliza dos balneáreos (acho que na altura ainda não havia pista de atletismo) e recordo-me bem dos gritos do jogador do leiria depois de levar um pontapé à Inaldo.

sexta-feira, 11 junho, 2010
josecravo disse...

Nao era um jogador de grandes primores técnicos, mas muito forte fisicamente.
Confirmando o que foi dito no ultimo comentario, tinha realmente um pontapé fortissimo.
Penso mesmo que no que diz respeito a potencia de remate foi o melhor jogador que vestiu a nossa camisola, sem desprimor para o Penteado e para o Ramon que neste contexto eram também muito fortes.

Se nao estou em erro quando saiu de Viseu, foi para o Amora.

sexta-feira, 11 junho, 2010
Cromos dos Cromos disse...

Lembro-me de uma revista que fazia o balanço da época 1981/82 e chamava a Inaldo o ‘homem das capicuas’, pois tinha feito, pelo Académico de Viseu, na referida época, 22 jogos: 11 completos e 11 incompletos. Na colecção “Futebol 82” (de onde retirei o cromo) é o 303. Nesta nossa colecção, não deslustra como cromo nº 333.

sexta-feira, 11 junho, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ainda sobre o “pontapé canhão” vejam este comentário do Cromos dos Cromos (Luís Miguel)

Este Inaldo era avançado (brasileiro) e lembro-me de ter jogado no A.Viseu no início da década de 80. Era no tempo em que a RDP-Centro pela voz do António Alberto, Aurélio Vasques e outros dava os relatos dos jogos da Académica e do Académico de Viseu. Lembro-me de ser destacado o facto deste jogador ter um "pé canhão" sobretudo na marcação de livres.
Desconheço se em Portugal jogou noutro clube.
Saudações desportivas

Sobre o golo na Nazaré vejam este (alexeliza)

A recordação que tenho do Inaldo é de que foi ele que marcou o golo no ultimo jogo da liguilha 81/82 que impediu o Nazarenos de subir à 1ª divisão, naquele celebre jogo que meteu carga policial da "tropa de choque" que depois teve de se refugiar (eles todos armados de viseiras, escudos e cacetetes) na esquadra da GNR pois vieram os pescadores com paus e redes e "deram-lhes da boa"

sexta-feira, 11 junho, 2010
Paulo disse...

Foi sem dúvida um dos melhores médios ofensivos que nos representou. Lembro-me de um golo marcado pelo «pontapé canhão» contra o Benfica, no Fontelo, em que se não estou em erro, empatámos 1-1.

sexta-feira, 11 junho, 2010
Anónimo disse...

Lembro-me do Inaldo era eu um adolescente. Na marcação de livres directos Inaldo era o jogador mais acertivo que vi em todas as divisões em todos os tempos. Em cada 10 Livres directos marcava 9. Lembro-me de ver o Inaldo marcar um golo ao Mangualde com um remate fulminante do meio do campo. Inaldo batia os livres com uma potência de remate inacreditável. Parece um exagero mas não tenho dúvida que foi o jogador que vi ao vivo com maior potência de remate.Era um verdadeiro Pé Canhão.

domingo, 13 junho, 2010
mandrake disse...

83-84-União da Madeira;84-85-Barreirense.

segunda-feira, 21 junho, 2010
inaldo disse...

contatos com Inaldo no Brasil direto com o proprio aguinaldomello@bol.com.br abraços muitas saudades deste tempo de vizeu

sexta-feira, 26 novembro, 2010
Anónimo disse...

Claro que já tinha pista de atletismo só que pó de carvão.

domingo, 12 junho, 2011
Angélica disse...

Pelo que meu Pai diz foi um dos melhores jogadores da decada de 80. com um excelente chute!!! parabéns...

quinta-feira, 01 setembro, 2011
Alexander Felix disse...

Bom dia meu amigo Inaldo ainda é vivo e é como se fosse meu pai, sempre vou na casa dele aqui no Rio de Janeiro, e me conta cada história linda sobre o Vizeu ...Abraços

domingo, 24 outubro, 2021
Ze Neto Marcos disse...

INALDO jogou no Futebol Piauiense,em 1974,pelo flamengo-pi.
Era conheçido como aguinaldo.

sexta-feira, 10 dezembro, 2021