segunda-feira, junho 05, 2017

Recordar: Calicchio

NOME COMPLETO
Juan Francisco Calicchio
NOME
Calicchio
DATA DE NASCIMENTO
05/06/1922
NATURALIDADE
Argentina
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Sp. Covilhã 5-0 Ac. Viseu (09/12/1962)
PRIMEIRO GOLO
Oliveirense 5-3 Ac. Viseu (31/03/1963)
JOGOS
27
GOLOS
17
ÉPOCAS
61/64



Veio para treinador do Académico de Viseu mas acabou também por ser jogador, como era hábito naqueles tempos. Na sua primeira época guindou o Académico de Viseu até à II Divisão Nacional. Nos anos 60 – e também antes – a competição começava na distrital de onde transitavam os melhores classificados para a III Divisão e só depois eram apuradas as equipas que subiam (isto tudo na mesma época). O curioso dessa época é que, ao contrário do que era normal, foi campeão distrital o Sporting de Lamego e não o Académico, mas foi o CAF a subir à II Divisão.

A época de 62/63, na II Divisão Nacional, não foi famosa para o Académico. Começou com uma goleada sofrida frente à Académica (10-1 para a Taça de Portugal) e terminou com outra goleada por 8-0 frente ao Varzim (que subiu à I Divisão). Com tantas fragilidades defensivas não espantou ninguém o facto de o Académico ter descido de divisão.

Em 63/64 o treinador/jogador Calichio conseguiu o título distrital mas não conseguiu o grande objectivo de um clube como o CAF, que era subir de divisão. Saiu então para o Vilanovenses e também andou pelo União de Coimbra.

Na sua Terra Natal, a Argentina, jogou no Los Andes, El Provenir e Estudiantes. Também andou por Itália (Sampdoria e Empoli), assim como França (Rennes, Red Star Paris e Rouen).

6 comentários:

Anónimo disse...

Este Senhor chegou a Portugal ja em fim de carreira, onde realmente jogou nos clubes sitados, mas fez carreira em Italia, no Calcio, onde chegou a representar a Sampdoria. E uma grande referencia do Uniao de Coimbra, onde chegou a destacar-se como jogador e posteriormente como tecnico.

domingo, 04 dezembro, 2011
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Obrigado pela informação. Pesquisando na internet reparei nisso mas como não tinha certezas resolvi “investigar” um pouco mais. Como confirma que são a mesma pessoa assim que possível vou actualizar. Também jogou em França.

domingo, 04 dezembro, 2011
Claude LOIRE disse...

Bonjour,
Archiviste de football,historien du Stade Rennais,c'est avec plaisir que je vous apporte quelques informations concernant Juan CALICHIO :
- né à Buenos Aires le 5 juin 1922,
- Avant Rennes,jouait à la Sampdoria de Gênes (Italie) et avait effectué des essais à Lyon,St Etienne,Roubaix et Rouen parrainé par Carlos VOLANTE ex-grand joueur argentin
- premier match à Rennes :le 9.9.1951,Rennes-Reims = 2.0
- dernier match à Rennes :le 25.5.1952,Bordeaux-Rennes = 3.2
Bilan:championnat 26 matchs,10 buts;Coupe de France,3 matchs 2 bus.
A la fin de la saison,quitte Rennes pour Le Red Star Paris.
Je profite de l'occasion pour vous solliciter.Je recherche la date et le nom de la ville où est mort Juan CALICHIO.Je n'ai que 1983 et Portugal comme références.Pouvez-vous m'aider ?D'avance je vous remercie.
ps:J'ai des photos du passage de Juan CALICHIO à Rennes,vous me direz si ça vous intéresse.
Encore merci,
Salutations,Vive le football !!
Désolé de ne pas parler votre langue.
Claude LOIRE,262 impasse des Genêts,Le Cannet des Maures,France
E-mail: loiremmpp@gmail.com

quarta-feira, 06 janeiro, 2016
José Carlos Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Bonjour,

Nous ne savon pas où il est décédé . Problablement à Coimbra, où il était une grand réference aux club "União de Coimbra"

quinta-feira, 07 janeiro, 2016
Ricardo Pereira disse...

Calicchio ajudou também o Caldas Sport Clube a subir à 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de Futebol na época de 1954/1955...Marcando dois golos decisivos na partida da Finalíssima, realizada no Municipal de Coimbra, a 26 de Junho de 1955...em que o Caldas ganhou ao Boavista por 4-1...jogo que assegurou a subida do Caldas à 1.ª Divisão....

segunda-feira, 15 fevereiro, 2016