domingo, abril 13, 2014

FC Penafiel 3-0 Ac. Viseu FC

Estádio 25 de Abril, 13 de abril de 2014
38ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Manuel Mota (Braga)



Penafiel: Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro, João Pedro, Ferreira (José Coelho, 79), Romeu Ribeiro, André Fontes, Guedes (Caballero, 61), Aldair (Mbala, 66) e Vítor Bruno. Treinador: Miguel Leal.

Ac. Viseu: Ricardo Janota: Tomé (Ricardo Ferreira, 30), Cláudio, Paulo Monteiro e Tiago Costa; Capela e João Alves (Ibraima, 81); Leonel, Bruno Loureiro e Luisinho (Bruno Grou, 67); Cafú. Treinador: Ricardo Chéu.

Expulsão: Tiago Costa 57

Golos: Guedes 40 gp (1-0), Vítor Bruno 45 (2-0), Fábio Ervões 72 (3-0)



O Académico de Viseu foi esta tarde goleado em Penafiel.
Uma excelente tarde, bancadas compostas, um relvado em muito bom estado para jogar.
Estavam reunidos os condimentos para uma boa tarde de futebol.
Entrou bem o Académico de Viseu, com uma oportunidade logo aos 3 minutos, em que Luisinho se desmarca sobre o lado direito, entra na área e remata para defesa apertada de Coelho.
O Académico mostrava dinamismo no meio campo e Tomé já endiabrado a dar apoio ao ataque.
Numa dessas jogadas, pelos 9 minutos, Tomé cruza, a bola atravessa a pequena área, e surge Leonel do lado esquerdo que pára a bola e remata para a baliza com força, mas mais uma vez Coelho a opôr-se com estilo. Parecia golo feito!
A partir daqui o Penafiel reequilibrou as lutas. As segundas bolas começaram a ser ganhas pelos penafidelenses, a pressão deles no meio campo intensificava-se e o nosso jogo começou a ser menos ligado.
O Penafiel iniciou por isso um período de ascendente a flanquear bastante o jogo, com David Bruno e Aldair.
Do lado academista, João Alves, Capela e Luisinho estavam bem dinâmicos, ajudados por um lateral que fazia o corredor todo, o Tomé.
Começaram a aparecer algumas bolas perigosas junto a Janota, fosse por cantos ou livres, fosse em centros que os laterais faziam. Felizmente na área nao surgia depois verdadeiro perigo, apenas uns "arrepios" e frissom quando se via a bola a aparecer na pequena área.
Aos 30 minutos o início da queda..
Há um choque entre um jogador do Penafiel e Tomé, com o nosso lateral a ficar bem lesionado no lance. Ainda recuperou mas assim que deu uma corrida, começou a coxear a pediu a substituição. Presume-se que nao seja uma lesão leve, talvez no joelho. E Tomé saiu bastante queixoso na maca. Força Tomé, um dos melhores do Académico nos últimos tempos.
Para o seu lugar entrou Ricardo Ferreira, para o lado esquerdo, passando o combativo Tiago Costa para o lado direito.
De seguida há uma jogada de envolvimento do Académico em que João Alves, fora da área remata em arco, tipo trivela, com a bola a passar pouco por cima da baliza. Foi por pouco.
Aldair continuava um perigo a entrar e a fazer diagonais na área do Académico e aparece um lance decisivo. Um lateral do Penafiel cruza para a área e surgem só 2 jogadores a saltar à bola, o avançado penafidelense e Paulo Monteiro nas suas costas.
Vêem-se umas mãos nas costas do avançado que cai na área e... penalty.
Alguns protestos, mas de nada valeu. A decisão de Manuel Mota (tao falado este ano) estava tomada.
Guedes partiu para a marcação do penalty, fez uma ligeira paradinha, Janota "sentou" e Guedes marcou de forma fácil.

Ver aqui o golo:


Estes penaltys das paradinhas fazem-me confusão. Ja nao basta terem a hipótese de chutar, ainda simulam para enganar o GRedes.
Este golo deitou a equipa do Académico abaixo. Penso que até final da partida rematámos mais 2 vezes e só nos últimos 10 minutos do desafio.

A equipa ficou meio desorientada. Imagem disso foi o segundo golo. É marcado um livre no meio campo, a defesa do Académico é apanhada em contrapé, nao estariam a contar com a marcação do livre de forma tão rápida.. e surge David Bruno do lado esquerdo, entra na área e envia a bola ao poste mais distante, sem hipóteses para Janota.
2-0 mesmo à beira do intervalo, é sempre desmoralizador

Para a segunda parte, Ricardo Chéu nao faz nenhuma alteração, ao contrário do que se esperava nas bancadas.
Por falar em bancadas, registe-se que desta vez os numero de academistas era inferior mas a claque praticamente nunca se calou durante todo o jogo. Eram só uma dúzia mas bons. Temos que continuar com apoio fora de casa. É importante, os jogadores sentem. No final alguns dirigiram-se mesmo á claque e cumprimentaram um a um os adeptos. Muito bom gesto , iniciado por Cláudio o capitão.
Retomando a crónica para dentro das 4 linhas, na segunda parte viu-se menos futebol, nao há muito a dizer. O Académico continuava sem conseguir ligar o seu jogo, com vários passes perdidos e pouca profundidade.
Surgiu entretanto a expulsão de Tiago Costa, que entrou com a raça habitual sobre um adversário e viu o 2º amarelo.
Mais uma adversidade..
Pouco depois , mais uma. Cláudio lesiona-se num lance, é assistido fora do terrenor e a jogar com 9, num canto surgiu o 3º golo do Penafiel, com Fábio Ervões a ter tempo para parar no peito e rematar a bola por baixo de Janota para o fundo da baliza. Mais um golpe nas aspirações (já poucas) do Académico neste jogo.
Começaram entretantoas substituições em ambas as equipas, com Grou e Ibraima a entrarem. Grou teve uma boa jogada em que fintou alguns adversários, furou pela área e ja no momento em que ia rematar foi desarmado.
Aos 35 minutos da segunda parte, Cafu recebe a bola  ,trabalha-a bem fora da área e remata à meia volta, com a bola a sair um pouco lado de Coelho.
E estes foram os principais lances de perigo do Académico na 2 ª parte, pouco para quem ja fez grandes jogos fora de casa com posse, a mandar no jogo e a criar ocasiões.
Esperamos que seja realmente uma fase de quebra do nosso clube, depois de uma subida na classificação a todos os títulos histórica. Somos a 2ª melhor equipa da 2ª volta, o que diz bem deste facto.
Até final do jogo, viram-se alguns contra ataques perigososdo Penafiel e a tentativa do Académico em pelo menos marcar um golo, mas as tentativas esbarraram nas perdas de bola e falta de criação de lances de golo.
 
Melhores dias virão e agora é ganhar a um histórico no Fontelo, o Leixões.

Pedro Simões, sócio 592

 


 


 

14 comentários:

Anónimo disse...

Não foi só por isso, mas ao árbitro só faltou vestir a camisola do Penafiel!

domingo, 13 abril, 2014
Anónimo disse...

Eu estive no estádio do penafiel junto da claque do penafiel...até os adeptos do penafiel falaram da arbitragem que estava sempre do lado do penafiel...não existe penalty e mais será que vocês não viram a dualidade de critérios que houve...aos 15 minutos a linha defensiva já estava amarelada por tudo e por nada...agressão ao bruno loureiro e resultado amarelo para um jogador do penafiel e para o joão alves...e a expulsão é ridicula do tiago costa...o segundo golo a bola está em andamento e ele deixa seguir e dá golo, na segunda parte um jogador nosso marca uma falta rápida e ele manda parar...sempre contra o Académico...foi uma arbitragem vergonhosa que limitou os nossos jogadores e muito...

domingo, 13 abril, 2014
Anónimo disse...

"o futebol portugues e uma VERGONHA"
por que não nos dizer a verdade, tudo é podre, a corrupção, os árbitros comprados
vergonha neste pays.Je acho que é hora de expor tudo isso para ter ligas e equipas profissionais reais que não estão envolvidos em qualquer tipo de corrupção.
força ACADEMICO DE VISEU

segunda-feira, 14 abril, 2014
Costa disse...

Após a especulação sobre a possível ida do Chéu para o Belenenses, o Académico só venceu o jogo com o Beira-Mar. Coincidência? Espero que sim...

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Nao tivemos bem e certo !
Alias a Equipe ha 3 jogos a esta parte so sabe perder .....pouco tem feito para dar outro rumo aos acontecimentos. Ja previa isto.....e temo que seja assim ate final do campeonato. Nao ha atitude e vontade de alguns jogadores ...que correm so com os olhos etc........

Agora tambem concordo que o Arbitro Manuel Mota ( Amigo penafidelense ) empurrou-nos pra derrota antecipadamente. Penalty inexistente e segundo Golo a bola nao estava parada e naquele local junto a area o arbitro tem que mostrar o apito etc......antes do livre ser executado ......no terceiro Golo estavamos com 9 jogadores em campo. O Claudio estava a ser assistido.

Mas num resumo final. Em geral nos e o arbitro estivemos bastante mal. E o FC Penafiel aproveitou bem.........Levantar a cabeça e Sabado ha mais........

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Entramos Bem .Podiamos ter aberto o Score. . Luisinho e Leonel podiam ter feito bastante melhor naquele local de remate .....merito tambem para Coelho.
Depois o N7 meio Campo morreu....nada funcionava. A Defesa fazia o que podia. O arbitro complicava e destribuia amarelos a torto e a direito pra Nn/ defesa . Aos 35min marca um penalty inexistente. e a partir dai nunca mais fomos equipe competitiva. Perdemos a cabeça nalguns lances e enfim fomos uma equipe irreconhecivel e sufrivel ate ao Fim .....com bastantes erros individuais. Enfim e Futebol ......E neste momento estamos por baixo. (e preciso trabalho do treinador pra levantar o moral as Tropas ...de Viseu.......).

segunda-feira, 14 abril, 2014
paulo teixeira disse...

Ao contrario da semana passada esta foi uma derrota anunciada, quem não ganha ao Trofense tambem não pode ganhar ao Penafiel, a vitória dos durienses é justa mas com numeros algo exagerados e como se não bastasse outra exibição menos conseguida eis que surge novamente o homen do talho a cortar a equipa do Academico de qualquer reação, enfim Penafiel terra de gente importante!
Ninguem gosta de perder imagino que sócios e simpatizantes do Académico estejam tristes por esta fase menos conseguida mas raios conseguimos o objectivo da epoca imaginem termos agora menos 10 pontos estariamos de certo com a corda na garganta e os 4 jogos que faltam seriam a ferro e fogo, neste momento continuamos no top 10 do campeonato e acho que seria muito bom manter esta posição que é nossa com muito mérito, sinceramente cheguei a pensar pelo menos no play-off mas pronto acabou não se pode exigir mais a esta brava equipa depois daquele começo e de uma chicotada a meio da epoca, fica para o ano e aí sim acredito que com esta equipa com este treinador e mais 4 ou 5 reforços de qualidade podemos subir, uma epoca que vai ser de mudanças no figurino da segunda liga, esta vai ser dividida em duas zonas norte e sul com 12 clubes cada, uma primeira fase todos contra todos e depois numa segunda segunda fase onde os 6 primeiros classificados disputam subida e os outros 6 disputam descida, sobe o primeiro classificado de cada zona e descem os dois ultimos de cada zona mais o derrotado de um play-off entre os penultimos de cada zona.
O critério de divisão será geografico e aí parece que o Académico irá parar á zona norte, se o campeonato acabasse agora terìamos, Academico, Porto B, Braga B, Feirense, Chaves, Santa Clara, Leixões, Trofense, Oliveirense, mais os dois primeiros classificados da zona norte do campeonato nacional de seniores neste momento Vizela e Freamunde e Aves se perder o play-off de acesso á primeira.
Mas isto é só para o ano porque agora ainda temos 4 jogos para ganhar!

Paulo Teixeira sócio 752 com o mesmo orgulho em ser academista e viseense.

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Sr Paulo Teixeira .Gostei do seu comentario acerca do n/ clube Ac Viseu. Muito Bom. E Força Academico!
Mas uma Pergunta. ( acerca das 2 series Zona Norte e Sul pro Ano ....)
assim como explica vai haver menos jogos ?? Este ano houve 40 jogos . Pro ano havera somente ,salvo erro 30 jogos. ?? sera ? ( 20 jogos da 1ªFase + 10 Jogos da 2ª fase )
Pode esclarecer sff??

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Sr Paulo Teixeira.
Ou talvez os 6 primeiros da Zona Norte se junte depois aos 6 Primeiros da Zona Sul ?? sera '? Ai teriamos o mesmo numero de jogos deste ano.Correto?

segunda-feira, 14 abril, 2014
Leonardo disse...

As anunciadas mudanças das duas zonas, com o Académico no zona norte, retiram as duas grandes receitas da temporada, Sporting e Benfica...

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
38ª Jornada, 13 de abril de 2014 – Estádio do Fontelo - Viseu
Penafiel-3 ; Ac. Viseu-0

Ricardo Janota na Baliza,
Tomé, Paulo Monteiro, Cláudio, Tiago Costa,
Bruno Loureiro, João Alves e Capela, Leonel;
Luisinho e Cafú.
Entraram na 1ª parte: Leonel para o lugar de Tomé (saiu por lesão)
Entraram na 2ª parte: Ibraima e Bruno Grou para os lugares de Luisinho e João Alves

Marcadores:

Treinador: Ricardo Chéu

Estamos numa fase difícil!
Exibição pobre, arbitragem pouco feliz, resultado pesado!

Tarde de sol, relvado em excelente estado, bastante público nas bancadas (era praticamente o jogo da subida para o Penafiel, em caso de vitória).
Excelente entrada do Académico, 2 boas ocasiões, mas depois disso o Penafiel tomou conta do jogo e com grande determinação foi-se acercando da área Academista, embora, com maior ou menor dificuldade, a nossa defesa ia dando conta do recado. Por volta do minuto 40, num lance sem grande perigo, o árbitro marca penalti contra o Académico considerando que Paulo Monteiro empurra o avançado do Penafiel. Em minha opinião, Paulo Monteiro é imprudente na forma como aborda o lance e o jogador do Penafiel foi “inteligente” na forma como caiu, daí que nesse lance não condeno a decisão do árbitro, pois era difícil não marcar penalti, mas em Inglaterra admito que o árbitro mandasse jogar. Mesmo a fechar a 1ª parte, livre marcado de forma muito rápida, sem dar tempo à defesa do Académico de se recompor, isola um jogador do Penafiel que de Ângulo difícil faz um golo de belo efeito. Fica o alerta para situações deste tipo. 2-0 ao intervalo, sem que o Penafiel tivesse feito, assim tanto para o merecer, mas o Académico após os minutos iniciais tb não fez o suficiente para marcar.
Na 2ª parte o Académico entrou bem, novamente, e quando estava em busca do 2-1, dá-se a expulsão de Tiago Costa, por 2º amarelo, que em Inglaterra não seria em minha opinião, cartão, mas em Portugal e da forma como Tiago se faz ao lance, até que se pode entender a decisão do árbitro, embora, o futebol deva ser jogado 11 contra 11 e só em circunstâncias especiais (não foi o caso) se deva ser expulsar um jogador.
A partir daí o Académico desapareceu do jogo, faltou força, faltou alma e até final só se viu Penafiel e oportunidades de golo para a esquipa da casa. Numa dessas oportunidades, com Cláudio fora do campo, ou seja o Académico com 9, o Penafiel faz o 3-0 e praticamente assegura a subida à 1ª Divisão.
Este Penafiel, já tinha ficado com essa impressão na 1ª volta, é uma equipa muito sólida a defender, deixa o adversário criar muito poucas oportunidades de golo, e é aí que reside a sua força, pois em termos ofensivos, não é uma equipa de topo, longe disso, mas é de uma consistência que nós podemos copiar para o próximo ano, de modo a podermos atacar a subida desde o primeiro jogo. Esta equipa do Penafiel, encara qualquer jogo como se fosse o último e é excelente na competitividade que põe em cada jogo.

Em resumo derrota pesada, e não alinho na desculpa da arbitragem, pois o Académico não jogou o suficiente para ganhar o jogo, independentemente da atuação “menos” feliz do árbitro.

(continuação)

Carlos Silva

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

(Continuação)

Ricardo Chéu explicou muito bem, na antevisão ao jogo, os condicionalismos da equipa e dos seus jogadores, face À onda de lesões, castigos, que, no jogo, de hoje continuou com a saída de Tomé em maca (espera-se e deseja a rápida recuperação de Tomé), o cartão vermelho a Tiago Costa). Além disso a equipa tem jogadores com uma enorme sobrecarga de jogos e tudo isso tem pesado neste final de época, depois de termos assistido durante uma quase dezena de jornadas ao melhor Académico, possivelmente do último quarto de século, tal era o ritmo que imprima aos jogos e tal era a quantidade de oportunidades de golo criadas.
Vamos dar a volta a esta série de 3 derrotas seguidas e zero golos marcados, com se possível, uma vitória, no Fontelo frente ao Santa Clara, de modo a consolidarmos uma posição na metade cimeira da Tabela.

A Claque do Académico, desta vez com reduzido número, mas uma vez mais muito bem no apoio à equipa, tal como os jogadores do Académico que no final vieram pessoalmente agradecer o aopio durante o jogo.

Como dizia Ricardo Chéu, nem quando ganhávamos estava tudo bem, nem agora está tudo mal, a verdade, e´que hoje, pouco ou nada saiu bem, mas há razões para tal ter acontecido e temos que perceber que para se subir À 1ª Divisão, neste Campeonato, é preciso ganhar, não logo desde o ínicio, mas eu até diria mais, antes memso do Campeonato começar, pois o equilibrio é de tal ordem que não pode haver descuidos!

Nós Somos diferentes, Nós Somos Académico, na vitória e na derrota!

Sê Sócio e traz um amigo! Juntos Somos mais fortes e mais fazemos um Académico de 1ª!

Força Académico!
Força Ricardo Chéu

Vamos levar o Académico à 1ª Divisão, vamos divulgar esta ideia e vamos todos ajudar nesse sentido!

Há que retomar, em força a campanha de angariação de Sócios e há que que ter na Loja do Académico, no Palácio do gelo, com a antecedência devida, vários cartazes, para as pessoas levarem e desatribuírem pelos cafés e outros locais apelativos das várias sedes de município da Região de Viseu, distrito e não só. O Académico é um grande Clube Regional, e como alguém disse e bem, nas décadas de 70, 80, todos rumavam ao Fontelo, vindos de todo o lado, vindos de toda a Região. Era, foi e será, sempre essa a força do Académico, um Clube muito para lá da Cidade de Viseu. Sedeado em Viseu sim, mas com implantação em toda a Região. Não esquecer que é também essa força do Benfica e do Sporting, a sua implantação não em Lisboa, mas sim em todo o Portugal, o Académico tem de fazer parecido e já o conseguiu, em tempos, e recentemente em jogos com o Benfica B e Sporting B, na imensa e bela Região da Beira-Alta.


Carlos Silva



segunda-feira, 14 abril, 2014
paulo teixeira disse...

Primeira fase 12 clubes norte, 12 clubes sul, 22 jogos, segunda fase 6 primeiros norte jogam subida os outros 6 jogam descida, 10 jogos cada serie.
Zona sul o mesmo sistema de norte, os clubes das duas zonas só se encontram no jogo de apuramento do campeão (vencedores das duas zonas) e no play-off de despromoção (5º classificado de cada zona).
Provavelmente vamos parar á zona norte mas a zona sul seria melhor para o Académico fazíamos mais receita, ainda tenho uma certa esperança em ver o Académico na zona sul onde por exemplo vão estar os nossos vizinhos de Tondela, para isso teria de descer uma equipa do sul, para já está bem encaminhado, descer uma do norte na primeira liga e o vencedor do play-off também ser do norte a ver vamos!

segunda-feira, 14 abril, 2014
Anónimo disse...

Sr Paulo Teixeira.
E isso mesmo.......Vao se realizar somente 32 jogos ( contra os 40 jogos deste ano ) menos 8 jogos de receita. pode ser mau...........
E se ficarmos na Zona Norte. as deslocaçoes sao menores e certo mas nao jogaremos com o Sporting Cp e SL Benfica = muito Mau em termos de $$$$.
Olhe vamos esperar que fique tudo na mesma como esta epoca as 22 equipes todas num so Campeonato e a jogarem todas com todas a 2 voltas etc.......enfim o Normal.

terça-feira, 15 abril, 2014