sábado, novembro 02, 2013

Ac. Viseu FC 0-1 FC Porto B


Manhã de chuva morrinha...a acabar com um balde de água fria.





Estádio do Fontelo, 2 de novembro de 2013
13ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Cosme Machado (Braga)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; João Martins, Bruno Loureiro e Leonel (Capela, 71); Luisinho (Diogo Alves, 87), Zé Rui e Cafú (Ouattara, 69). Treinador: Filipe Moreira.

FC Porto B: Kadú, Zé António, Tiago Ferreira, Mikel, Pedro Moreira, Victor Garcia, Tó Zé (Caballero, 84), Leandro (Ivo, 70), Kayambe (Vion, int), Kléber e Quiñones. Treinador: Luís Castro.

Golo: Caballero 86 (0-1)

O Académico de Viseu perdeu esta manhã com o FC Porto B. Um golo ao cair do pano...
De regresso ao Fontelo após 2 jornadas sem perder e sem sofrer golos, o Academico recebeu o Porto B que este ano está a fazer uma boa temporada com uma equipa para "subir de divisão".
Se compararmos os preços e orçamento dos dois clubes vemos a diferença. Mas a verdade é que nao é so isso que faz a diferença.
Na primeira parte o jogo foi mais mexido e dinâmico do que na segunda, algo mais incaracterístico e com menos jogadas ligadas.
O Academico entrou bem e com o tridente ofensivo rápido e incisivo sobre a defesa do Fc Porto. Bem apoiados pelo Joao Martins, Luisinho, Cafu e Zé Rui iam criando perigo.
  Os remates de perigo iam-se dividindo ente as duas equipas.
Mas as do Academico foram mais flagrantes e estiveram muito perto de abrir o ativo.
Luisinho centrou depois de boa jogada rápida pela direita e Cafu remata por cima, apesar de perto da linha de golo.
Do lado esquerdo Tiago Rosa combinava com Zé Rui mas nota-se que falta o pé esquerdo ao tiago e os centros nem sempre saiam bem. No entanto numa dessas jogadas, Ze Rui centra e quase dava golo, mas Cafu chegou atrasado por um milésimo de segundo.
Do lado do Porto Tozé rematou cruzado perto do segundo poste de Janota e Kleber após um canto antecipa-se e cabeceia um pouco lado.
Numa das melhor jogadas de jogo academista, Zé Rui centra e Aparece sem marcação Luisinho que de forma acrobática remata mais enrolado e a bola desvia-se de kadu mas também da baliza passando pouco ao lado. Foi o frissom nas bancadas, era um grande golo.
Das bancadas sentia-se apoio e confiança na equipa na saída para o intervalo. A segunda parte prometia.

Na segunda parte a partida recomeçou meia morna, com muitas perdas de bola de ambos os clubes e nao parecia haver entusiasmo, garra ou mesmo força física para querer chegar à vitoria.Vion entrou e o ataque do Porto ganhou algum ascendente .
A verdade tambem é que o Academico defendia bem e num bloco coeso. Num dos cantos , os centrais Zé Antônio e Tiago Ferreira nao chegaram ao cruzamento por pouco, mesmo na pequena área onde era só encostar.
O meio campo do Academico parecia estar sem soluções e sem espaço para decidir , pelo que rapidamente perdia a bola. Numa das raras jogadas de perigo na 2a parte, Zé Rui flecte do meio para a meia esquerda e aplica um forte remate mas ao lado da baliza.
O FC Porto ganhou alguns livres à entrada da área e criaram quase sempre algum perigo.
Na melhor ocasião do Academico na segunda parte, num seguimento de um canto ganho por Luisinho, a bola aparece a pingar na pequena área, Zé Rui cabeceia e a bola parece dirigir-se para golo mas Kadu agarra a bola.
Kleber começou a dar mais trabalho na frente de ataque com a ajuda de Vion e Tozé.
Entretanto Joao martins , que fez um bom jogo , rematou de fora da área mas saiu pouco ao lado da baliza positiva.
Sensivelmente a meio da Segunda Parte , Filipe Moreira decide tirar Cafu e Leonel , para entrarem Ouattara e Capela. A ideia talvez tenha sido refrescar o ataque e dar mais um jogador de vigor físico para o meio campo.  O certo é que depois dessas trocas o ataque academista perdeu uma referencia e perdeu criação de perigo.
Luisinho e Bruno Loureiro tentavam criar algumas jogadas pelo lado direito mas fisicamente já nao se conseguia ultrapassar o lado esquerdo portista, principalmente Quiñones. Ele e Vitor Garcia são laterais com qualidade. Mas também o arbitro deixou passar uma falta sobre o nosso Luisinho e transformar o que pareceu um canto num pontapé de baliza em favor do Porto.

Nos ultimos 5 minutos Luis Castro decide pôr em jogo o avançado Caballero, enquanto Filipe Moreira chama Marco Lança para também substituir alguém. Entre uma substituição e a outra Kleber recebe a bola, amortece no peito para Caballero e este sem deixar cair a bola ao chão dispara para o canto superior esquerdo de Janota.
Por falar em Janota, na segunda parte terá feito apenas uma defesa mas futebol é assim e as individualidades do Porto B acabaram por decidir. 
Filipe Moreira já nao fez entrar o Março Lança mas sim Diogo Alves mas em 5 minutos pouco fez.

Em resumo uma primeira parte equilibrada e com ocasioes mais perigosas por parte do Academico. Na segunda a equipa pareceu ir recuando , perdendo o meio campo e nao conseguindo chegar com profundidade ao ataque.
O golo foi um balde de agua fria , talvez injusto, mas também é verdade que o empate parecia satisfazer e nesse caso arriscamos a perder.
No entanto parece visível maior entrosamento e maior sentido de equipa com algumas boas jogadas. Os últimos lugares começam a pesar e os próximos 3 jogos são importantes para perceber a força da equipa.

Apesar se alguns protestos na bancada o arbitro esteve bem. Erros haverão sempre e nao foi por aqui que o Academico perdeu.

Resumo do jogo retirado do site tvgolo.com:
http://www.tvgolo.com/jogo-showfull-1383394144---39 



10 comentários:

Anónimo disse...

Lá tive que pedir no bar, que pusessem na Sporttv para ver o meu clube. Contingências de viver longe da terra.

Mas poder assistir ao jogo pela tv, deu-me a possibilidade de comprovar algumas ideias que já tinha sobre esta equipa: é uma equipa de tracção atrás, talhada para o contra-ataque.

Damos sempre a iniciativa do jogo ao adversário e o nosso jogo limita-se a arrancadas pela linha e centros para área. Posse de bola, jogo pelo centro e criatividade nesta equipa não existem. Para agravar mais a situação, nas segundas partes, a equipa vai recuando cada vez mais, o que reflecte o discurso instalado de considerar empates resultados positivos.

Defensivamente, realmente estamos melhor. Mas tal não é difícil de compreender, quando uma equipa defende toda atrás da linha da bola.

O que me preocupa realmente, é ver toda a gente amorfa. Parece que estamos a fazer uma boa época. O treinador sente-se confortável, o seu lugar parece não depender de resultados. Basta-lhe dizer que a equipa está a melhorar (como todas as outras 21 vão melhorando ao longo da época) e fica tudo descansado.

Eu não estou descansado. A classificação é péssima e enquanto não mudarmos esta mentalidade de equipa pequena, seja em casa seja fora, que considera empates resultados positivos, não me sinto mesmo nada tranquilo.

Quanto aos destaques individuais, claramente Paulo Monteiro e Cafu estão acima da média. Aliás, retirar o Cafu em vez de um ala, foi não só um recuo no campo, como um erro crasso. O homem desce no campo para pegar no jogo, joga muito bem de costas para a baliza e tem claramente pulmão e a experiência necessária para jogar o jogo todo.

Queria só deixar uma última questão: desce 1 ou 3? Mais uma vez na sporttv, afirmaram que o CAF, estava nos lugares de descida. Creio que foi uma falha, mas alguém pode dizer o que está nos regulamentos?

Em Aveiro temos de lutar pelos 3 pontos.

Miguel

sábado, 02 novembro, 2013
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Desce um. Já enviamos uma mensagem ao Senhor Fernando Eurico a alertá-lo para o seu lapso.

sábado, 02 novembro, 2013
J. Costa disse...

Estavamos a jogar bem e com o jogo relativamente controlado. Isto até à saída do Cafú. Desde que este saiu não ganhamos mais nenhuma bola a meio campo, não voltamos a criar perigo na área... enfim. Também se notou muito a saída do Leonel, mas parece-me que ele também já não estava nas condições físicas ideais.

O empate seria o resultado mais justo, e aposto que o rapaz do golo do Porto não faz outra igual na carreira. Ainda assim, nós estavamos a pedi-las. Jogar para o empate tem destas coisas.

Nota para a boa casa! (tendo em conta a hora e dia do jogo, além do tempo.)

sábado, 02 novembro, 2013
Anónimo disse...

O Académico esteve bem, em especial na 1ª parte e na 2ª, enquanto as força so permitiram. Grande, grande atitude de todos os jogadodes do Académico, na forma como correram, como disputaram cada lance, como se emepnharam em conseguir um resultado positivo que mereciam, contra uma equipa do Porto de grande categoria.

Assim de forma rápida, só Kleber deve receber, sozinho, mais do que todo o plantel do Académico!

Há que perceber que jogámos bem, discutimos o jogo e o resultado e no final, não fomos premiados, mas ocm esta atitude, em Aveiro, já na 4ªf, só vejo um resultado: Vi´toria do Académico!

Força Equipa, Força Filipe Moreira!

Carlos Silva

sábado, 02 novembro, 2013
562 disse...

Começo a não entender alguns comentários, nomeadamente os do Sr. Carlos Silva, que persiste num apoio ao FM que não se entende.

Concordo com algumas das coisas que diz, nomeadamente no que respeita à atitude dos jogadores do CAF que, de facto, foi muito boa. Infelizmente está visto que os treinos não lhes permitem estar a esse nível mais do que 70 minutos, como se viu.

Quanto ao facto de o CAF merecer um resultado positivo, creio que se esteja a referir a um empate, naturalmente. Só que esse empate teria de ser 0-0. Salta à vista de todos que o CAF, por causa do seu treinador, joga para não sofrer golos. A defesa joga bem, mas não há ataque. O que há é fugidas de jogadores e rasgos individuais que permitem chegar à frente algumas vezes. E vou sustentar este ponto de vista: eu estive no estádio e senti que o CAF, se pressionasse e arriscasse, poderia ter ganho o jogo. Mas não pressionou nem arriscou. A meio da 2ª parte percebeu-se que só um treinador como o FM é que não colocaria mais um avançado para tentar ganhar. Qualquer outro o faria. O FM limitou-se a trocar jogadores quando deveria ter arriscado em termos tácticos. E, ainda por cima, brade-se, ia fazer mais uma vez a sua super-substituição de fazer entrar o Marco Lança a 5 minutos do fim. Como estava a perder, teve de colocar novamente o ponta-de-lança de que havia prescindido minutos antes.

Estive no Fontelo e percebi que o CAF tem um bom plantel (já o sabia e já o havia dito aqui várias vezes) que é mais do que suficiente para estar tranquilamente a meio da tabela. Como o treinador se chama Filipe Moreira, estamos quase em último. E o que é que ele queria do jogo de hoje? Pela figurinha que fez no final do jogo, ficou muito incomodado.. Olhe, Sr. Filipe Moreira... Ouvi à saída um adepto que se queixava: "6 euros para isto?" Quanto mais tempo ficar à frente da equipa de futebol sénior do CAF, mais frequente serão estes comentários... Como eu disse aqui na "magia" ganhar à Oliveirense foi apenas o cumprir de uma obrigação. Mas parece que para alguns foi um feito desportivo de alto calibre.

Eu, hoje, à chuva, fui do Porto a Viseu para ver o CAF e vim desiludido... Quem é que persiste numa desilusão?...

Sr. FM: desapareça de Viseu. Estou farto de si... Devolva-nos o gosto e o orgulho de ver o CAF a jogar.

sábado, 02 novembro, 2013
Anónimo disse...

Hoje fui outra vez ao Fontelo e vi um campo pesado e inclinado. Pesado por causa da relva molhada e por o ambiente tenso na bancada, no banco e até no campo. Os maus resultados não ajudam e são constantes as bocas que chamam pelos jogadores da terra que foram dispensados e pelos campeões que agora não são convocados. Surpreende-me ver como há jogadores que vêem que o treinador está a falar com eles e viram a cara como se fosse nada. Revela muito da época que estamos a ter.
Inclinado porque tivemos um árbitro que não tendo errado muito (parece-me que o maior erro foi poupar o segundo amarelo ao avançado azul e branco)marcou algumas faltas a pedido e cortou algumas saídas do Académico.
Quanto a mim não foi só azar... quando lutamos pelo ponto e não pelos pontos estamos mais próximos de ficar com 0.

sábado, 02 novembro, 2013
Anónimo disse...

Boa 1ª parte do académico, apesar do porto ter atacado mais e ter criado mais jogadas de perigo, foi o académico que teve mais oportunidades claras de golo, 2 contra 1, alguns bons contra-ataques, aceitando-se o empate ao intervalo. Não gostei foi nada da 2ª parte… não sei se quisemos defender o empate, se foi o porto que nos empurrou para a defesa, o que é certo é que não nos podemos queixar da sorte, pois só o porto tentou ganhar o jogo e fez por merecer a vitória.
O nosso meio campo é pouco musculado, é verdade que bruno loureiro é um lutador, mas gostava de voltar a ver a trinco o grande ibraima da época passada e à sua frente o capela, que é um jogador com boa intensidade de jogo, que sabe defender e transportar a bola, mas que não é o médio de ataque ou posição 10 que filipe moreira quer fazer.
Um reparo ainda ao lado direito da nossa defesa, nada me move contra o tomé mas já começam a ser demais as vezes em que os extremos adversários entram à vontade nas suas costas…

Saudações academistas
pmarq

domingo, 03 novembro, 2013
Anónimo disse...

Mais uma vez a sorte essa madrasta, que quando aparece é meio caminho andado para o sucesso e quando desaparece é um caminho inteiro para o abismo.
Nesta manhã ela não apareceu para os nossos lados nem quis nada com o preto, apostou mais no azul e pronto foi o que se viu, o golo do Porto é sem duvida um grande golo mas só acontece uma vez na vida logo por azar do Académico o senhor Caballero levou com um raio de magia que o fez fazer aquilo, paciência melhores dias virão.
O Académico está melhor, muito melhor, defensivamente está como nunca, agora só precisa de melhorar umas arestas no ataque e essencialmente ter um pouco mais de sorte.
Já vi 4 jogos do Académico esta epoca, no primeiro (braga) notei uma falta de tudo na equipa, no segundo (benfica) se tivessemos o Janota á baliza garanto que não perdiamos, no terceiro (oriental) foi um jogo de nervos e coração não deu para avaliar muito, foi um verdadeiro jogo de taça, finalmente em Alvalade vi uma equipa adulta que não teve um unico erro defensivo ao longo dos 90+5 e se tivesse um coeficiente de ataque por volta dos 40% tinha ganho o jogo, ontem frente ao Porto pelo que vi através da sportv foi um jogo onde a vitória podia cair para ambos os lados, infelizmente caiu para o lado errado, paciência.
Já fui um dos que esteve a favor da saída de FM, agora acho que se acontecer chicotada vai ser muito mau para o nosso Académico, é certo que deviamos ter pontuado neste jogo mas do outro lado estava uma equipa candidata aos primeiros lugares, espero e acredito que com equipas do nosso calibre a gente vença como foi o caso da OLiveirense, acredito que vamos conseguir um bom resultado em Aveiro na quarta-feira, mas a grandes batalhas vão ser sem duvida com o Atlético no Fontelo e Trofense fora e aí podem ter a certeza que o Académico que eu tenho visto nestes ultimos dois jogos vence!
Já asisti a muitos jogos do Académico e no Fontelo quando as coisas correm mal há um certo mal estar que anda pelo ar que prejudica a equipa foi sempre assim, ás vezes pensamos que estamos a fazer bem mas não quem se ressente é a equipa e ás vezes a bola até queima só pelo facto dos jogadores sentirem que não estão com eles, em três jogos fizemos 4 pontos o ideal era fazer nove sem duvida e se fizessemos zero, ou um ou dois teria sido muito pior, o plantel não é dos melhores mas garanto-vos que não é dos piores, acho que deviamos ter pelo menos mais 5 pontos e aí sim estaríamos mais próximos do real valor da equipa/classificação, mas pronto vamos continuar a acreditar que é possivel saír destes lugares pois acredito que temos valor para isso.
Saudações Academistas.
Paulo Teixeira sócio 752, antigo sócio 2843 do CAF.

domingo, 03 novembro, 2013
Anónimo disse...

A minha ,opiniao. Acho que perdemos como podiamos ter perfeitamente empatado. Foi um bom jogo de campeonato. Chances pra ambos os Lados. Ganhou aquela equipe que rematou mais e fez grande Golo! assim viva o Futebol. Que precisa muito destes Golos .....Fantasticos. Agora acho o Academico mais compacto ,linhas mais proximas a defender mas depois a atacar e so o Luisinho. Os outros avançados tem sido muito perdularios no momento de finalizarem. Por favor deem uma injeçao de cavalo ao « Diogo Alves» pra ver se ele se mexe mais porque assim nao Da! Isto nao e a 2B. E muita mais Pressao ,corrida ,Entrega, agressividade e Talento.......
Força Academico!
Com inteligencia e oportunismo iremos sair deste Lugar.Seguramente! Voces merecem. Agora meus meninos trabalhem a dobrar ......pra recuperaçao que esta pra Breve. Acredito Piamente!

segunda-feira, 04 novembro, 2013
Anónimo disse...

Sr Paulo Teixeira . Estou Totalmente Consigo. Assino Por Baixo. Analize realista do Momento futebolistico do Academico.
Temos que sair desta posiçao da Tabela classificativa mas nao a qualquer preço. Com mesma atitude ,concentraçao, desempenho,agressividade etc...dos ultimos 3-4 jogos e se possivel com mais crença e acreditar a mistura. Força Academico!

segunda-feira, 04 novembro, 2013