domingo, outubro 20, 2013

COL Oriental 1-1 Ac. Viseu FC (3-5 gp)

Campo Engenheiro Carlos Salema, 20 de outubro de 2013
3ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria)

Oriental: Botelho, Carlos Alves, João Amorim, Daniel Almeida, Hugo Grilo, Tom, Jaime Seidi, Tiago Mota (Pedro Lopo, 76), Ballack (Pedro Alves, 73), Mauro Bastos e Sebastião Nogueira (Anderson, 84. Treinador: João Barbosa.

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Leonel (Cafú, 68); Capela (Marco Lança, int), João Martins e Bruno Loureiro; Luisinho, Ouattara (Zé Rui, int) e Diogo Alves. Treinador: Filipe Moreira.

Expulsões: Carlos Alves 90+4 e Zé Rui 93

Golos: Sebastião Nogueira 38 (1-0), Cafú 90+4 (1-1)

Grandes penalidades: 0-1 Diogo Alves, 0-1 Pedro Alves (poste), 0-2 Marco Lança, 1-2 Mauro Bastos, 1-3 Cafú, 2-3 Pedro Lopo, 2-4 Paulo Monteiro, 3-4 Anderson, 3-5 João Martins.
O Académico de Viseu empatou no último lance da segunda parte e depois manteve o sangue frio nos penalties para quebrar uma bem organizada formação do Oriental, num intenso embate da V jornada da Taça de Portugal este Domingo.
Os Viseenses chegaram sob pressão ao Estádio Engenheiro Carlos Salema - penúltimos na Segunda Liga e com a figura principal, o central Cláudio, ainda de fora lesionado.  
Como era sua obrigação, o Académico começou controlador, com mais posse de bola do que os da casa, actuais terceiros classificados da Série G do campeonato nacional de séniores.
Porém, com Ouattara e Luisinho nas alas e o ponta de lança Diogo Alves algo solitário, criaram poucas chances na primeira parte, à excepção de um livre de Leonel. 
“Mais que um clube,” lê-se na cobertura do Estádio do Oriental, o mesmo lema que está gravado na casa do Barcelona em Camp Nou.
A imagem de marca do Oriental pode não ser o ‘tiki taka’ de ‘La Masia’ mas os blaugrana de Marvila foram sempre uma equipa muito aguerrida e aplicada que, com uma eficaz pressão alta, deram pouco espaço ao meio campo Academista.
E foram recompensados cinco minutos antes do intervalo, num contra-ataque veloz. Sebastião Nogueira puniu um mau alívio de cabeça da defesa do Académico com um irrepreensível volley de primeira para o 1-0.
Insatisfeito, o treinador Filipe Moreira substituiu Ouattara e Capela por Marco Lança e Zé Rui no intervalo e na segunda parte só deu Académico, que se instalou definitivamente no campo do adversário.
Luisinho destacou-se, disparando com estrondo contra a trave e um pouco depois contra o poste.
O Oriental manteve a disciplina táctica durante todo o jogo e parecia encaminhado para a vitória quando, com o cerca de um milhar dos seus adeptos de pé prontos a celebrar a qualificação, o Académico ganhou um livre perigoso à entrada da área já em tempo de desconto profundo.
Cafu foi o herói quando atacou a bola e chegou primeiro a uma defesa incompleta do guarda redes do Oriental Marco Botelho, empurrando à boca da baliza para a loucura dos jogadores e do banco do Académico.
A partir daí, o sangue aqueceu numa agradável tarde Outono no pitoresco recinto que oferece uma vista privilegiada sobre o Tejo.
Carlos Alves do Oriental levou vermelho directo por protestos depois do empate e nos primeiros instantes do prolongamento Zé Rui também foi expulso por uma alegada cotovelada, ficando 10 contra 10 na última meia hora.
O Oriental pressionou mais nos últimos minutos, desperdiçando vários cantos e um golo fácil por intermédio de Mauro Bastos.
O possante avançado de 34 anos aproveitou uma infantilidade da fatigada defesa do Académico, ganhou três ressaltos consecutivos, e apareceu cara-a-cara com o guarda redes Ricardo Janota mas rematou fraco e à figura, para desespero total dos adeptos da casa.
Ainda estava a multidão de mãos na cabeça quando soou o apito a anunciar as penalidades.
Com todos os jogadores abraçados ombro-a-ombro no meio campo e com o Oriental a enviar o primeiro penalty contra o poste, os Academistas fizeram um trabalho irrepreensível da marca de nove metros.
Destaque para o defesa esquerdo Marco Lança que não marcava um golo desde os juniores e celebrou o seu penalty de forma peculiar, parando e erguendo os dois braços em jeito de desafio, como que anunciando a estocada final que aí vinha.
Foi João Martins, que lutou muito no meio campo durante todo o jogo, que a desferiu, dando alas à correria, aos abraços e à festa.
Esqueçam as noites de Champions, o futebol é Taça. 

Crónica de Daniel Alvarenga a quem A MAGIA DO FUTEBOL agradece. Bem-haja!

Notas aos jogadores (responsabilidade de A MAGIA DO FUTEBOL):

3,5 – Cafu

2,5 – Ricardo Janota, Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Leonel, João Martins, Bruno Grou, Luisinho, Diogo Alves, Marco Lança, Zé Rui


2 – Capela, Ouattara

24 comentários:

josé péreira França disse...

é bom, as vitórias vão finalmente chegar,
quarta-feira devemos ter mais três pontos na classificação
força Viseu .......

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

O que se passou hoje no Carlos Salema foi mais uma vergonha para o nosso Académico. Uma vergonha, apesar de passarem a eliminatória com MUITA sorte!
FM fora! Já.

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

A notícia está errada. Quando o Académico ficou reduzido a 10 já o Oriental estava com 10 há muito tempo. Nem assim o Académico de FM se impôs a uma equipa de escalão inferior e com menos 1. Foi a continuação da vergonha que só acabará quando a direcção perceber que precisa de um treinador porque a jogar sem técnico, como agora, não vai lá.

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

Há muito tempo realmente... o do Oriental foi expulso no último minuto do tempo regulamentar, o Zé Rui foi expulso no primeiro minuto dos descontos, o que dá coisa de segundos, muito tempo...

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

Hoje, o Objetivo era um e um só, ganhar e passar à elimitatória seguinte, contra um adversário difícl de bater em sua casa.

O Académico cumpriu e isso é de louvar, pois deixa em aberto a possibilidade de um grande no Fontelo, Benfica, Sporting, ...

Ganhámos e temos de realçar esse facto, pois veja-se a dificuldade que Benfica e Porto tiveram perante os seus adversários.

Agora, o facto de ganharmos não significa que tudo esteja bem, mas que dá outro alento, lá isso dá, eu fiquei muito, muito contente com esta vitória.

Há que aproveitar esta onda positiva e jogar bem na próxima 4ªF no Fontelo e regressar Às vitórias no campeonato para dar um salto na classificação.

Força Académico!

CArlos Silva

lidera a zona sul

domingo, 20 outubro, 2013
Viriatus disse...

Mesmo sem termos um treinador em condições conseguimos passar à próxima eliminatória. Porque espera a Direção para por NO OLHO DA RUA, esta espécie de treinador?
Força Direção no rumo da permanência COM UM VERDADEIRO TREINADOR!

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

Não estava a jogar contra 10 há muito tempo... O jogador do Oriental foi expulso por protestos quando o Académico marcou (já no período de compensação da segunda parte) e o Zé Rui foi expulso no início da primeira parte do prolongamento.

FORÇA ACADÉMICO!

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

Mais uma coisa, com a falta de jogadores que temos no ataque era de ter em atenção o jogador que marcou o golo do oriental Sebastião é de seguir http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=34189&epoca_id=143

domingo, 20 outubro, 2013
Anónimo disse...

O resultado foi bom e, pelos vistos, a exibição assim-assim, mas gostei muito da crónica. Um bom trabalho do Daniel Alvarenga.

domingo, 20 outubro, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Sobre o Sebastião Nogueira escrevi na apresentação do Oriental:

"Natural de Seia foi formado no Sporting. Confesso que era um jogador que eu gostava de ver no nosso clube. Veio do Futebol Benfica depois de 4 épocas no Chipre. Nunca defrontou o Académico mas é craque!"

O autor do terceiro comentário só mostra que quer falar mal, mesmo que não saiba o que está a dizer!

domingo, 20 outubro, 2013
--FD disse...

Vamos lá Académico! Apesar do enorme sofrimento hoje, pela primeira vez esta época, reagimos positivamente a um golo sofrido, ainda que tenhamos empatado no fim dos 90 minutos regulamentares.

Para além da qualificação para a quarta eliminatória da Taça de Portugal - onde já só estão 32 equipas - é importante que este momento seja convertido num tónico moral para a nossa equipa. Precisamos urgentemente de uma vitória e espero que aconteça já na próxima quarta-feira.

É também importante perceber por que razão temos tantos jogadores expulsos e mitigar de uma vez por todas essa situação. Não sei o que se passou para o Zé Rui ter sido expulso - na rádio 96.8 falou-se em excesso de zelo do árbitro mas no jornal Record escreveu-se que a falta foi dura - mas não podemos dar azo a situações destas!

Agora há que ter sorte no sorteio e tentar vencer o próximo desafio para igualarmos os oitavos-de-final da época 2001/2002 pois no passado recente temos andando longe dessa eliminatória.

Força Académico de Viseu!
EU ACREDITO!

domingo, 20 outubro, 2013
562 disse...

Ainda bem que o Académico passou.. Infelizmente, isso significa ter de aturar mais algum tempo este treinador incompetente.
Ouvi o relato até ao início dos descontos e, só mais tarde soube que o CAF tinha sido apurado. Deixei de ouvir o relato porque estava completamente descrente e, não obstante o Luisinho ter acertado 2 vezes no poste, o Oriental também foi tendo oportunidades de golo. Nunca tive a sensação de que o Académico estivesse a ser superior mas, do mal o menos... Passou...

Deixo aqui a minha percepção do estado de espírito que transparece dos comentários dos Academistas: Descrença...

O CAF passou a eliminatória mas continua a ser uma equipa com 6 pontos em 30 possíveis no campeonato... O que se passa em Viseu? Toca a pressionar o FM para que ele saia antes que seja tarde demais..

Um abraço a todos..

domingo, 20 outubro, 2013
marco disse...

Por favor comentem e apoiem o clube e deixem o treinador. Ja estou farto. O presidente sabera o que faz e nao sao as vossas cronicas que o vao despedir. Forca academico

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Anónimo disse...

Vi o jogo em Marvila- Lisboa ( No Estadio ) . Nao gostei da primeira parte. Simplesmente nao existimos ofensivamente e Capela nunca pode ser defesa esquerdo. ( Lento na recuperçao e mau na marcaçao ) Gosto de o ver no Meio Campo. Ai sim e jogador .......Agora o Diogo e muito passivo . Que se passa com este jogador ??? Na seg parte merecemos o empate e ate a meu ver ganhar o jogo . Mandamos 2 ao barrote e sempre em cima deles etc........Agora concordo com alguns comentarios aqui. Temos muitas lacunas para esta 2ª liga profissional. E ha muito mas muito trabalho pela frente ......senao caimos rapidamente nos ultimos lugares aonde ja nos encontramos e de onde precisamos sair urgentemente! Em suma a equipe bateu-se bem na 2ª parte somente!

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Anónimo disse...

O comentario ao jogo do Daniel Alvarenga ate esta aceitavel .......mas atençao ele fala varias vezes em «ATLETICO » mas estavamos perante o Orienta- Academico Viseu ........So pra Lembrar ..........

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Anónimo disse...

Para ficarmos na 2ª Liga so temos que ir Buscar o JOANE . Foi simplesmente o melhor marcador da 2 Liga o ano passado no Arouca. Ta livre! Conhece esta divisao como ninguem ..........Agora vejo que a equipe tem que ser mais agressiva no ponto de vista de pressao sobre o adversario ( a Defender )Somos um pouco passivos e lentos e ser mais intensa e concretizadora no ponto de vista ofensivo. Somos muito perdularios dentro da Area adversaria.......Ha Muito Trabalho a realizar ......

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Anónimo disse...

So um aparte do jogo jogado etc.......
O nosso jogador Bruno Loureiro foi Brutalmente empurrado contra o Muro de Cimento do Estadio Do Oriental. No meu entender foi agressao grave . ( Vermelho direto para o jogador do Oriental porque ha maldade foi mesmo a minha frente .......O sr arbitro perdooou....Mal ). Mas depois de ser assistido o nosso jogador entrou com uma força de vontade de ajudar a equipe . Incrivel! E deste tipo de jogadores com Fibra que o N/ academico necessita.E Valeu a pena porque empatamos e depois ganhamos nos Penalties. E esta força e querer que faz falta a nossa equipe.O querer traz confiança que nos faz exceder nos nossos compromissos Diarios assim como objetivos. CRENÇA ATE AO ULTIMO SEGUNDO ! FORÇA ACADEMICO! .......PASSIVIDADE NAO ........

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Marco Gomes disse...

Apesar de no final termos passado e eu tenha ficado muito contente com isso, este jogo foi a gota de água!!
Eu tenho vindo a defender a equipa e o treinador, porque apesar de não ganharmos até via oportunidades, mas ontem foi mau demais…
Apesar de termos mandado duas bolas ao ferro (resaltos de bola após livre e canto), de um livre do Leonel (grande defesa) e de o luisinho ter falhado isolado (grande passe do bruno loureiro e grande desmarcação), criámos muito pouco.
Em compensação o Oriental aproveitou 3 falhanços iguais do Capela (saltar para cabecear e a bola passar por cima) para num deles faturar. Teve mais situações de calafrio, algumas isoladas (bem o Janota) sendo a oportunidade do jogo a última jogada do desafio, em que o Marco Lança, o Paulo Monteiro e o Tiago não conseguem tirar a bola ao avançado do Oriental, tendo valido o Janota que fez muito bem a mancha.
Tirando a 2ª parte em que tivemos a perder e em que já se jogava mais com o coração do que com a cabeça, a equipa esteve sempre em modo "deixa ver no que isto dá" sendo ainda mais gritante essa atitude no prolongamento. É certo que perdemos a superioridade numérica logo no 1º minuto do prolongamento (estava do outro lado não posso dizer se foi justa ou não), que tínhamos jogadores em campo que pouco têm jogado, mas os jogadores do oriental não são profissionais e tinham mais pedalada do que os nossos. Será só físico ou mentalidade??
E foi por causa desta falta de atitude que o meu copo transbordou. Esta equipa (treinadores e jogadores) anda a gozar com o meu clube e estou a ficar farto disto.
Para o final deixo duas palavras dedicadas a 2 jogadores: Bruno Loureiro, espero que teres ido contra o muro não tenha deixado mazelas porque o susto que apanhei... foi grande. Ibraima espero que o calvário tenha terminado, muita falta fazes tu naquele meio campo...

segunda-feira, 21 outubro, 2013
562 disse...

Tive agora a oportunidade de ver as primeiras imagens do jogo, na estação diária. Apenas vi os golos. Fiquei com um dúvida ao ver o golo do Oriental: não sei bem se aquilo é para rir ou se é para chorar...

Não pensem os indefectíveis da estabilidade que são mais academistas do que eu ou do que qualquer outro sócio que defenda a saída do FM.. Eu sou academista de coração e digo: não jogam nada!! E até podia alegar que os jogadores é que não se esforçam mas, CAPELA A DEFESA-ESQUERDO, OUTRA VEZ???? O que é que o gajo quer?? Milagres?

Outra história que vos vou contar de outros tempos mas cujo cerne dava jeito: No jogo CAF - FC Porto, em 88, no Fontelo (eu estive lá) com todas as incidências do jogo e mais o golo anulado ao Nogueira, ouviu-se à saída do estádio muita vontade dos adeptos do Porto em "aleijar" o Quinito e foram dizer-lhe... Demitiu-se pouco depois... E ele que dizia que podia dar o treino por telefone... Era o que este brugesso do FM precisava... O FM está a fazer mal ao Académico..

Uma abraço a todos

segunda-feira, 21 outubro, 2013
Marco Gomes disse...

o capela não jogou ponto final, mas estava colocado na lateral direita e não na esquerda. a lateral esquerdo estava o tiago rosa que depois passou para a direita com a entrada do marco lança.

terça-feira, 22 outubro, 2013
562 disse...

Caro Marco Gomes: o seu comentário foi para quê? Foi para defender alguém? foi para me criticar a mim?
O Capela jogou, sim senhor. Fiquei com a ideia de que tinha sido a lateral-esquerdo, mas afinal ainda foi pior do que pensei... Então quer dizer que desta vez o FM pôs na esquerda o defesa que não é, e na direita o defesa que nunca foi? É isso? O seu comentário fez-me mudar o sentimento que nutro pelo FM. Agora , em vez de o desprezar, abomino-o. Isto não é treinador, isto é uma anedota..

Um abraço a todos e, caro Marco, entenda que o meu interesse é que o CAF evolua e nos dê, a mim, a si, a todos os sócios, e a todos o viseenses, muitas alegrias.

ACADÉMICO!!!

terça-feira, 22 outubro, 2013
Anónimo disse...

Eu estive lá mais o meu amigo Marco, e apesar do Académico não ter jogado muito mereceu a sorte que teve neste jogo, continuo sem perceber algumas fifas de alguns jogadores do Académico nomeadamente na defesa, será pela falta do Claudio, não consigo compreender, a equipa está jogar mal isso é um facto mas será que a saida de FM resolve tudo, eu acho que não, quantas vezes já houve equipas que mudaram de treinador e os resultados continuam fracos.
Acho que se tivessemos mais três ou quatro Bruno Loureiro não estavamos nesta situação, grande atitude deste jogador que minutos depois do violento embate contra o muro!!! da vedação do campo de jogos entrou em campo e deixou lá a pele e destes que a gente precisa, bravo Bruno.
Apesar da fraca exibição do Académico no bonito Carlos Salema em Marvila, o que ficou para a história foi o resultado seguimos em frente isto é que interessa e foi com grande orgulho que eu e o meu amigo Marco passeamos ele a camisola do Academico eu o meu cachecol na viagem de metro que fizemos entre Chelas e ALameda, isto é ser ACADEMISTA!
VIVA O ACADÉMICO agora que venha outro de Lisboa já que começamos num bairro pitoresco venha daí o Atletico para irmos até ALcantara!

terça-feira, 22 outubro, 2013
Anónimo disse...

Faltava a identifcação da mensagem anterior.
Paulo Teixeira sócio 752, antigo sócio 2843 do CAF.

terça-feira, 22 outubro, 2013
Marco Gomes disse...

só para dizer ao sócio 562 que longe de mim criticar alguém. o que fiz foi apenas informá-lo do que aconteceu.
mas que o capela não jogou é um facto. apenas estava lá... e os erros infantis que fez não foram causados por estar na lateral e não no local onde costuma jogar.

quinta-feira, 24 outubro, 2013