domingo, julho 22, 2018

Recordar: Sérgio

NOME COMPLETO
Carlos Sérgio dos Santos Fonseca
NOME
Sérgio
DATA DE NASCIMENTO
22/07/1972
NATURALIDADE
Angola
POSIÇÃO
Defesa/Médio
ESTREIA
Peniche 0-3 Ac. Viseu (02/06/1990)
PRIMEIRO GOLO
Vianense 1-2 Ac. Viseu (11/10/1992)
JOGOS
341
GOLOS
33
ÉPOCAS
89/90; 91/00; 01/04; 08/09


Catorze épocas no Académico de Viseu! Muitas camisolas negras suadas! Subidas e descidas de divisão! Sérgio será, por certo, uma “enciclopédia ambulante” no que a memórias academistas diz respeito!

Estreou-se com 17 anos na época 89/90 precisamente na última jornada daquela época. A sua primeira época "a sério" nos seniores (91/92) coincidiu com a descida do Académico de Viseu à II Divisão, Zona Centro, mercê do 16º lugar alcançado pelo CAF deixando, apenas, atrás de si duas equipas algarvias, o Portimonense e o Olhanense.

Na época seguinte (92/93) veio a sua primeira subida para o currículo uma vez que o Académico terminou a II Divisão B, Zona Centro, no 1º lugar com 50 pontos mais três que o seu mais directo adversário, o Caldas.

Em 93/94 nova queda na II Divisão. Mais uma vez o Académico de Viseu quedou-se pela 16ª posição, o primeiro que dava a descida, e ficou a apenas um ponto da salvação, a 15ª posição que pertenceu ao Penafiel.

Neste autêntico vaivém entre a Divisão de Honra e a II Divisão, Sérgio na época 94/95 fez parte do plantel que alcançou nova subida, terminou a IIB, Zona Centro, na 1ª posição com 53 pontos ficando a Naval da Figueira da Foz a apenas um ponto.

Após a façanha atrás referida o Académico manteve-se três épocas na Divisão de Honra, sempre com Sérgio no plantel, descendo em 97/98 ao terminar novamente na 16ª posição à frente de Torreense e Nacional.

Depois de o CAF ter acabado e depois de passagens por outros clubes como Leça (99/00), União da Madeira (00/01), Nelas (04/06), Penalva (06/08) regressou ao Académico de Viseu, na versão AVFC, para alcançar a sua terceira subida de Divisão desta vez à II Divisão.


Depois da sua última saída do Académico jogou no Fornos de Algodres (09/10), Penalva do Castelo (10/13) e Sampedrense (13/14).

Uns têm os “pentacampeões”, outros “violinos”, outros tem “Eusébios”, nós, academistas, "temos" o Sérgio.

8 comentários:

João Nunes disse...

Força Sérgio.

Acredito que o destino está traçado, e acredito acima de tudo que os bons filhos a casa tornam!

Aquele projecto(formação) que falámos á mesa pode esperar os anos que forem precisos, com a vantagem de ir amadurecendo até ser real!

quarta-feira, 22 julho, 2009
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
likorbeirao disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Nunes disse...

Parabéns Sérgio.

Já vai ser difícil contar contigo como jogador, mas tenho a certeza que voltarás á estrutura do clube um dia mais tarde.

Ps. Os comentários que aparecem apagados, já pertencem ao post do ano passado nesta mesma data em que endereçámos os parabéns ao Sérgio. Foram apagados porque continham insultos pessoais a outras pessoas que não o Sérgio. Como continham nomes foram eliminados.

quinta-feira, 22 julho, 2010
Anónimo disse...

Sérgio, uma referência do Académico, um exemplo, como poucos!
Luís Vouzela, outra grande referência e curiosamente os 2 jogadores com praticamente a mesma idade.

Sérgio tem tudo para ingressar novamente no Académico, quaiquer que sejam as funções: carácter, determinação, Academismo, conhecimento do Académico por dentro, por fora, etc., profissionalismo, amor sem limites ao Académico, reconhecimento por parte dos Sócios e Adeptos, Autoridade, ou seja Sérgio terá sempre aberta a porta do Fontelo, e "está escrito nas estrelas" que o seu regresso vai acontecer, é uma questão de tempo.

Veria com bons olhos, Sérgio na equipa do prof. Carlos Agostinho, mas isso não me compete a mim decidir, mas tb nada me impede de deixar a minha opinião :-)

Parabéns Sérgio e sempre que possas aparece no Fontelo!

Carlos Silva

domingo, 22 julho, 2012
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O Sérgio vai jogar mais uma época no Penalva do Castelo.

domingo, 22 julho, 2012
vitor vareiro disse...

parabens grande sergio foi um prazer jogar este ano contigo.um dia vais concretizar o que mais desejas.

segunda-feira, 23 julho, 2012