quarta-feira, maio 02, 2012

Novo modelo competitivo


Ainda não se sabe qual a divisão em que o Académico de Viseu participará na próxima época, mas já se podem fazer cenários para 2013/2014. Assim no final da próxima época (2012/2013) acontecerá o seguinte:

II Divisão: Em 2012/2013 continuará com 3 séries (norte, centro e sul); cada série terá 16 equipas; as duas últimas classificadas de cada série descem aos distritais; o primeiro classificado de cada série – finalmente! – sobe à II Liga (atualmente apelidada de Orangina).

III Divisão: Sobem os dois primeiros classificados de cada série (exceptuando as ilhas) e os 3 melhores terceiros classificados de todas as séries do Continente Nacional; os restantes descem aos distritais.

Em 2013/2014, II Divisão

1-    Esta divisão passar-se-á a chamar Campeonato Nacional de Seniores; neste campeonato vão participar os 39 clubes que permaneceram na II Divisão de 2012/2013, os 3 clubes que descem da II Liga (Orangina), os 15 clubes que sobem directamente da III Divisão, os 3 melhores terceiros classificados de todas as séries do Continente Nacional, os 18 clubes vencedores dos campeonatos distritais do Continente Nacional, o campeão do Regional da Madeira e também o dos Açores. Perfaz um total de 80 clubes.

2-    O Campeonato Nacional de Seniores terá duas fases e 8 séries com 10 clubes (8x10=80); a primeira fase é disputada a duas voltas (18 jogos); os dois primeiros de cada série (16 clubes) jogam para a subida; os restantes (64) jogam para não descer aos distritais.



3-    Na II Fase – Subida – acontecerá o seguinte: os 16 clubes apurados serão divididos em duas séries de 8 clubes cada; esta fase será jogada a duas voltas (14 jogos); os primeiros classificados de cada série sobem diretamente à Liga de Honra (Orangina) e jogam entre si (um jogo) para apuramento do Campeão Nacional de Seniores; os segundos classificados de cada série jogam entre si (dois jogos) para apurar o outro clube que também sobe à Liga de Honra (Orangina).

4-    Na II Fase – Manutenção – acontecerá o seguinte: esta fase é composta por 64 clubes, divididos em 8 séries de 8 clubes cada (8x8=64); é disputada a duas voltas (14 jogos) e os dois últimos classificados de cada série descem automaticamente (8x2=16); os 6ºs classificados de cada série jogam uma eliminatória em dois jogos e quem perder essa eliminatória também desce (4 equipas)

PPara tirar dúvidas (ou se for o caso para nos corrigir) consulte aqui

3 comentários:

Anónimo disse...

Com a academico neste campeonato nacional de seniores, acham que este modelo vai benefeciar ou prejudicar o academico numa possivel subida a orangina? eu penso ue este modelo ainda vai complicar mais a vida aos clubes pequenos

sábado, 05 maio, 2012
Anónimo disse...

obrigado pelo comentario e pela vossa opiniao, pessoal da magia. sempre a contar com voces :)

terça-feira, 08 maio, 2012
Anónimo disse...

obrigado pelo esclarecimento ;)

terça-feira, 08 maio, 2012