segunda-feira, maio 14, 2012

Avanca 1-2 ACADÉMICO DE VISEU (8ª jornada - 2ª fase)



Para início duas notas positivas:
Bom estádio, boas instalações, espaço bem aproveitado.
As palavras antes do início do jogo , por parte do “voz off” do estádio , foram muito simpáticas e com fair-play. Deu as boas vindas a nós, adeptos do Académico, e à sua direcção e jogadores. Bom gesto, não se vê muito disso por esses campos fora.
Outro facto importante foram os adeptos do Académico que apareceram em bom número , com cachecóis, bandeiras, com voz e com apoio. (Há sempre excepções mas nem as vou valorizar aqui)
O onze:

Complexo Desportivo de Avanca, 13 de Maio de 2012
8ª Jornada da Fase de Subida, III Divisão, Série C
Árbitro: João Matos (Porto)

Avanca: Oliveira, Pedro Pesquina (Cerqueira, 63), Amaral, Gamarra, Abreu (João Paulo, 85), Marmelo, Couras, Miguel Ângelo, Carlos Pesquina, Óscar Lopes (Cris, 73). Treinador: Luís Ferreira.

Ac. Viseu: Nuno; Casal, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Luís Vouzela, João Paulo e Rui Santos (Álvaro, 73); Hélder Rodrigues, Marco Almeida (Luisinho, 13) e Bacari (Filipe, 87). Treinador: António Lima Pereira.

Expulsão: João Paulo 71

Golos: Ricardo Ferreira 31 gp (0-1), Carlos Pesquina 60 gp (1-1), Calico 78 (1-2)
Marco Almeida desta vez jogou a extremo e começou do lado esquerdo, com Hélder a fazer o lado direito. O jogo começou com o Académico a criar perigo ao 1º minuto. Canto marcado por João Paulo e cabeceamento de Bacari em frente à baliza mas por cima. Cá de cima parece fácil, parecia só encostar.. J mas quem está lá dentro é que falha.
Aos 10 minutos a 1ª de algumas contrariedades para o Académico neste jogo. Marco Almeida queixa-se , senta-se no relvado… e em que ser assistido. Ainda foi assistido , reentrou mas não aguentou mais tempo e saiu lesionado, infelizmente.
Luisinho entrou para o lugar do 11 academista. Mas o Marco ficou sempre no banco a apoiar até ao fim.
Passado poucos minutos, o nosso baixinho acabado de entrar tem uma boa jogada em velocidade, fura pela defesa do Avanca, do lado do ex-Académico Marco Abreu e remata mas mais fraco do que queria.
Nesta altura o Académico usava mais o lado direito com Casal, João Paulo e Luisinho a fazerem boas jogadas, também com o apoio do Rui Santos.
Do outro lado , Hélder mais sozinho mas também muito incisivo.
Por volta dos 20 minutos, mais um canto bem marcado (nota-se trabalho nas bolas paradas do Académico!) e Bacari cabeceia melhor, muito perigoso, mas um pouco ao lado da baliza.
Aos 25 minutos, Hélder  remata forte mas um pouco por cima da baliza.
O Avanca nesta altura pouco incomodava Nuno Oliveira, o Académico controlou bem o meio campo e partia rápido para o ataque.
Numa dessas arrancadas, Bacari entra na área tenta fintar um defesa e cai . O árbitro assinala de imediato penaltyyyyyyyyyyyyyyyyy!!
Ricardo é o marcador de serviço, corre para a bola e PUUUUUUUMBA, guarda redes para um lado , bola para o outro, GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOOOO ACADÉMICO!!
Ver vídeo do golo em baixo:


O Académico continuou por cima e aos 35 minutos Luisinho rompe novamente pela área e remata pouco ao lado. O perigo a rondar a balizar do Avanca.
Nesta altura gerou-se uma rábula entre o treinador adjunto do Avanca e o fiscal de linha, já que o “mister” reclamou um fora de jogo e continuou sempre a falar com o assistente.. que lhe dava conversa. Claro que os adeptos do Académico não gostaram dessa “confiança” e meteram-se com o treinador que respondeu com um gesto de roubo e de dinheiro dizendo “vocês têm muito guito”. Muito má atitude deste senhor.
Nos últimos 5 minutos da 1ª parte o Avanca pressionou um pouco mais e envia uma bola à barra após um centro mal feito mas que por acaso caiu na barra do Académico.
Na 2ª parte entrámos também por cima e Bacari após ganhar a bola a um defesa, remate fora da área para defesa apertada para canto.
De seguida foi Rui Santos progredir no relvado e da zona frontal fora da área rematar para a defesa do Guarda Redes do Avanca.
Logo a seguir ao remate, um susto grande para o Académico. Rui Santos fica a queixar-se do pé/calcanhar de uma forma que pareceu grave. Após ser assistido, reentrou novamente, ainda queixoso, mas até ao final manteve-se aparentemente bem.
Um azar nunca vem só e surge um penalty a favor do Avanca, aos 65 minutos. O avançado do Avanca é rasteirado na área. Decisão certa. Na cobrança, Pesquina atirou bem a meia altura e Nuno Oliveira embora se tivesse lançado para o lado certo, não conseguiu chegar à bola difícil.
Aqui está o golo..

O Avanca carregou mais nesta fase e Nuno fez uma boa intervenção a salvar o golo , cedendo canto.
Entretanto, lançamento longo do meio campo academista e surge João Paulo na área para finalizar.. mas com as mãos. A bola foi ao lado.. mas o árbitro não perdoou e mostrou 2º amarelo a João Paulo .. expulsão em má altura. Tudo parecia estar contra o Académico e o nervoso apoderava-se dos adeptos. Até porque sabíamos que o Nogueirense estava a ganhar .
Só que a fibra e a vontade de ganhar do Académico sobrepôs-se a estes factores todos e continuámos a carregar. Rui Santos, Hélder e Luisinho a empurrar a equipa para a frente
Entretanto, Rui Santos sai para dar lugar de Álvaro.
Pouco depois, um canto para o Académico, a bola sobrevoa a área do avanca, perigosamente. A bola dirigia-se para a linha de fundo, mas o Tiago Gonçalves consegue cruzar, a bola chega a Calico que de primeira remata e GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOO ACADÉMICO!
1-2, Foi o delírio nas bancadas e no relvado.
Calico, explodiu no golo e foi o corolário de uma grande exibição dele e da equipa, embora sofrida.
Até final foi sofrer, com duas investidas muito perigosas do Avanca. Mesmo ao cair do pano, nos 5 minutos de desconto,há um cabeceamento de um jogador do Avanca e a bola vai a pingar direitinha para o ângulo superior esquerdo da baliza.. só que Nuno Oliveira voa e tira com uma palmada. Muito boa defesa! Equivaleu a um golo e salvou os 3 pontos.
NO FINAL A EXPLOSAO DE TODA A EQUIPA, DOS ADEPTOS E TODOS EM CONJUNTO FESTEJARAM A VITÓRIA SOFRIDA MAS JUSTA.
Aqui o momento final.


Para mais fotos, ver aqui:
http://acviseu-em-fotos.blogspot.pt/2012/05/avanca-1-2-ac-viseu-2011-2012.html

14 comentários:

Anónimo disse...

Boa vitória por 2-1 do Académico, que jogou muito tempo só com 10, mas conseguiu, ainda assim, marcar e vencer depois do 1-1.
Houve algumas asneiras na segunda parte, mas salvou-se o resultado. Como ganharam também o Bustelo e o Nogueirense, já só estes três podem subir.
Parece-me que se o Académico ganhar ao Alba sobe, porque na úlrima jornada defrontam-se Bustelo e Nogueirense e só um poderá ganhar.
O jogo contra o ALBA é o JOGO DA ÉPOCA! Atenção direcção do Académico, é preciso medidas para levar a CIDADE E A BEIRA-ALTA ao Fontelo!
Vamos festejar a subida já no domingo!

Lumago

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Telefonaram-me agora mesmo a dizer que o jogo é sábado e não domingo.
Alguém pode esclarecer?

Lumago

segunda-feira, 14 maio, 2012
João Nunes disse...

Sim os jogos são Sábado á tarde para não colidirem com a festa da Final da Taça de Portugal.

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

atenção que não é bem assim! senão vejamos:
Académico ganha e faz 37 pontos
Bustelo ganha e faz 37 pontos
Nogueirense ganha e faz 36 pontos
Ultima jornada
Académico perde 37
Bustelo empata 38
Nogueirense empata 37
QUEM SOBE?

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Quais são os critérios de desempate? Confronto directo ou diferença de golos? É que se for por confronto directo, o Académico ganhando o próximo jogo não garante a subida visto que apesar de Bustelo e Nogueirense se defrontarem na última jornada, o Nogueirense tem vantagem sobre nós. Estou enganado?

A menos que o Académico vença e que o Nogueirense perca ou empate...

A ver vamos.

Força Académico!

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

30ª Jornada – Avanca - 1 Académico – 2
(8ª jornada da 2ª Fase - Subida à 2ª Divisão).

Académico, Académico, Académico!
Foi este o grito mais ouvido no estádio de Avança, onde os sócio e adeptos do Académico compareceram em grande número, ou seja responderam à chamada, nesta hora decisiva.
Mas mérito, a quem o tem, em primeiro lugar, e, hoje, desde o primeiro minuto tivemos, em campo, uma equipa do Académico, com uma determinação, um querer, uma qualidade de jogo, ao nível do que tinha acontecido até ao jogo com o Sampedrense, mas em melhor, ou seja, o melhor Académico da época apareceu, quando não podia faltar, nem falhar, e Jogadores e Treinadores estão de parabéns pela atitude colocada pela equipa em campo.
Desde o 1º minuto que se viu um Académico pressionante, praticando bom futebol, construindo excelentes joagas, pela direita, pela esquerda, pelo meio, sempre em progressão e levando muito perigo à baliza do Avança. Advinhava-se o golo a todo o momento e ele acabou apor acontecer numa excelente jogada de ataque, em que Bacari, bem dentro da área é derrubado, quando se preparava para marcar. Pênalti bem assinalado pelo árbitro e conversão exemplar de João Paulo. Rapidamente se ouviu Calico gritar par aos colegas, vamos lá pessoal, está zero-zero, ou seja, era esta a disposição dos jogadores do Académico, encarar jogo como se de uma final se tratasse e em face dos outros resultado, era isso mesmo que estava em causa, a vitória colocava-nos na rota da subida, e qualquer outro resultado, deixava tudo muito tremido!
Hoje, os jogadores foram uma heróis, perante uma temperatura, muito elevada, para esta altura, lutaram até ao limite das suas forças.
Ainda durante a 1ª parte o Académico dispôs de mais uma ou duas oportunidades, mas o intervalo chegou sem que o marcador sofresse qualquer alteração. Resultado escasso ao intervalo.
Ainda na 1ª parte, Luisinho que começou no banco, tem que entrar por volta dos 10 minutos para o lugar do azarado Marco Almeida que sai lesionado. Força Marco, contamos contigo, para o próximo jogo.
Lima Pereira vê-se assim forçado a uma alteração, mas a equipa reagiu muito bem e continou com ascendente, claro, no jogo.
Veio a 2ª parte e por volta dos 5 minutos, nova contrariedade, Rui Santos, a jogar muito bem, como toda a equipa, sofre um toque e fica em sérias dificuldades. Ainda recupera, mas nota-se que em claro esforço. `
O Académico continuava a dispor das melhores ocasiões, mas não marcava e numa da poucas jogadas em que consegue entrar na área, um jogador do Avança, sobre a meia direita entra na área, tenta passar e força a queda, mas o árbitro assinala penalti. Carlos Pesquina chamado à marcação, não desperdiça e restabelece a injusta igualdade. O Académico não acusa o golo sofrido e continua a jogar bem, e a criar as melhores joagadas dapartida, até que por volta dos 20 minutos, uma bola centrada para o lado direito da área, bola muito alta, e João Paulo, vendo que não chega à bola, para não perder tempo, agarra a bola com as mãos e coloca-a no chão, ou seja não simula nada, não tenta enganar o árbitro, não corta uma jogada, não perde tempo, apenas evita que a bola vá para fora. O árbitro teria apenas que marcar a falta e nada mais, mas comete aquele que para mim foi o seu grande erro, numa arbitragem de grande qualidade, mostra o 2ª amarelo a João Paulo, o expulsa e reduz o Académico a 10 unidades, num jogo que poderia decidir uma subida de divisão.

(continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Mal João Paulo, pois não deveria ter agarrado a bola, mas é aquilo que apetece fazer, para evitar que a bola vá para longe e se perca tempo, ainda para mais, no enorme campo do Avança, com a enorme área envolvente.
Este mal; João Paulo, pois não devia ter dado o pretexto, mas muito pior esteve o árbitro, que mostrou ter muita qualidade, mas aqui falhou redondamente na análise que faz do lance. Mão na bola não é sempre amarelo! Repito era um lance que não tinha nada de nada. A bola vai alta, vai para fora, o jogador não chega, salta e agarra a bola com as 2 mãos. Não joga a bola para a baliza, não tenta enganar o árbitro, não corta uma jogada de perigo, nada de nada. Logo, o correto seria falta e o jogo a seguir, nada mais.
Temeu-se o pior, pois faltavam 25 minutos, o Académico jogava com 10 dentro de campo, mas tinha na bancada, o 11º e 12º jogador, que hoje, não tenho dúvidas em afirmá-lo foi decisivo no carregar na equipa, em APOIO, para a Vitória!
Na bancada ouvia-se, vamos lá Académico, e mesmo em inferioridade, o Académico não deixou de atacar. Álvaro entra para o lugar de Rui Santos, já em grande sacrifício e entra muito bem. O Académido numa das idas lá à frente, arranca o 2º golo, num espantoso pontapé de Calico, à Académico!
Nas bancadas grita-se Académico, Académico, Académico!

Ainda faltam cerca de 15 minutos, estamos a jogar com menos um, mas tirando os minutos de descontos, em que o Avança acentua a pressão e cria uma ou 2 situações de muito perigo, o Académico unido ao muito público Academista presente no estádio, aguentou o resultado até final e deu um passo enorme rumo ao objetivo!

Hoje, nós todos, Jogadores, Treinadores, Direção, Sócios e Adeptos, mostramos que não somos um clube qualquer!
Nós Somos o ACADÉMICO!
Antes do jogo se iniciar estava a terminar o Manchester City-QPR e aquele espantoso final do MC, parece que foi um bom tónico para a excelente exibição do Académico.

Nada, ainda está ganho, mas no próximo fim de semana (Sábado ou Domingo?, a confirmar) temos que divulgar o jogo por todo o lado, dando entradas gratuitas aos estudantes e colocando o bilhete único de 5 Euros para as restantes pessoas. Temos que publicitar o jogo como sendo o jogo da subida, e levar a que o Fontelo encha, sei que é pedir de mais, mas podemos levar 5 mil pessoas ao Fontelo, tantas quantas as que estiveram no jogo com o Anadia, há 3 épocas!
Hoje fomos uma Equipa, uma GRANDE Equipa (Jogadores, Treinadores, Direção, Sócios e Adeptos)

Arbitragem, em excelente nível, ninguém deu pelo árbitro, e quando assim é, só podemos elogiar o seu (difícil) trabalho!


Vamos APOIAR o Académico rumo à Subida, tal como aconteceu, hoje!

Nós somos o Académico!

Carlos Silva

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Ou então:

Académico vence e fica com 37 pontos.
Nogueirense vence e fica com 36 pontos.
Bustelo perde e fica com 34 pontos.

Última jornada:

Académico perde e fica na mesma com 37 pontos.

Se Bustelo vencer fica o Académico e Bustelo com 37 pontos e Nogueirense com 36.

Se Nogueirense vencer fica o Académico com 37 pontos e o Nogueirense com 39 (Bustelo com 34).

As combinações são muitas mas precisamos mesmo de vencer os jogos para estarmos descansados!

Quais os critérios de desempate e a sua ordem de aplicação? O confronto directo tem em conta apenas a fase de subida ou também a fase normal? É que recordo-me perfeitamente que no dia 6-6-2009 precisámos de vencer o Anadia por dois golos de diferença para subir de divisão. Na altura os critérios causaram alguma polémica...

Força Académico!
Rumo à II Divisão!

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Seja como for e digam os regulamentos o que disserem, SÁBADO É O JOGO DA ÉPOCA!
Sem uma vitória, tudo se complica e fica quase impossível.
Academistas, VAMOS FAZER UMA FESTA NO SÁBADO, COM O FONTELO CHEIO! Vamos levar familiares, amigos, vamos fazer uma festa à antiga!
E depois vamos FAZER OUTRA FESTA A SÃO PEDRO DO SUL, à terra onde também vivi em miúdo e que também me deixou marca.
Para já, SÁBADO no FONTELO! PARA GANHAR, MALTA!
ACADÉMICO! ACADÉMICO! ACADÉMICO!

Lumago

segunda-feira, 14 maio, 2012
José Lino disse...

Em caso de igualdade pontual no final, o Académico está em vantagem sobre o Bustelo, pois ganhou por 4 a 0 em Viseu e perdeu por 1 a 0 em Bustelo.
Já em relação ao Nogueirense, actualmente está em igualdade pois verificou-se um empate em ambos os jogos, e nos golos marcados e sofridos estão com a mesma diferença. O desempate vai ser entre os golos marcados e sofridos entre ambos.

segunda-feira, 14 maio, 2012
José Lino disse...

O critério para desempate final só engloba a fase de subida.

segunda-feira, 14 maio, 2012
José Lino disse...

Se o Académico Sábado ganhar ao Alba e o Bustelo perder em Avanca, tem a subida garantida.

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

e caso para dizer............ rui dolores visitou.. cademico ganhou.. grande!!!!!

segunda-feira, 14 maio, 2012
Anónimo disse...

Sem complicações

O Académico entra em campo, com a maior casa da época, ganha o jogo com grande apoio do público e aguarda serenamente por um empate ou vitória do Avanca que mostrou ser capaz de a conseguir frente ao seu adversário.

Desta forma, o Académico garante a subida à 2ª Divisão e no último jogo, em S. Pedro do Sul, nova enchente para garantir o título de campeão da série C.

Não vale a pena fazer mais contas, apenas e só saber quantos milhares vão estar, no sábado, repito, sábado, no Fontelo.

Nada está ganho mas o mais dificil foi conseguido, a vitória, em Avanca!

Para sábado, pede-se a todos, todos mesmo, equipa e adeptos, a mesma atitude de Acanca.

Sempre Académico!

Venham mais e tragam um amigo!

Carlos Silva

terça-feira, 15 maio, 2012