sexta-feira, abril 20, 2018

Recordar: António Borges

NOME COMPLETO
António Manuel Jesus Borges
NOME
António Borges
DATA DE NASCIMENTO
20/04/1955
NATURALIDADE
Chaves
POSIÇÃO
Treinador
ESTREIA
Monsanto 1-0 Ac. Viseu (01/11/2009)
ÚLTIMO JOGO
Esmoriz 4-1 Ac. Viseu (02/05/2010)
JOGOS
23
VITÓRIAS
7
EMPATES
9
DERROTAS
7
GOLOS MARCADOS
23
GOLOS SOFRIDOS
21
ÉPOCAS
09/10

O Académico jogava na II Divisão, o treinador que havia começado a época era Luís Almeida, mas as coisas não estavam a correr bem aos academistas, que tinham sido eliminados da Taça de Portugal, em casa contra uma equipa da III Divisão – o Benfica de Castelo Branco – e que depois de 6 jogos para o campeonato tinha averbado duas vitórias e quatro derrotas ocupando desta forma os derradeiros lugares da tabela classificativa.

António Borges ingressou no Académico após a derrota caseira com o Pampilhosa (um incrível 4-5) e o seu primeiro jogo foi no terreno do Monsanto e não correu bem uma vez que o Académico perdeu por 1-0.

Nos 23 jogos em que orientou o Académico conseguiu 7 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, marcou 23 golos e sofreu 21 mas não conseguiu evitar a descida. Pode-se dizer que o AVFC desceu pelos jogos que fez em casa. Fora, por exemplo, conseguiu vitórias verdadeiramente fantásticas – como o 0-3 ao Tondela e o 1-3 ao Eléctrico – mas em casa perdeu jogos com o Operário e Marinhense – equipas perfeitamente ao seu alcance – que lhe poderiam ter valido a salvação.

No final da época o Académico era 12º classificado e desceu por não ter sido o melhor 12º das 3 zonas, numa regra difícil de entender, mas o certo é que as regras eram mesmo essas.

António Borges não deixou saudades nos dirigentes – quem não se lembra das palavras do presidente?! – mas pelo que nos foi dado a perceber, os jogadores estavam com ele.

1 comentários:

Ana disse...

Sempre foi um Grande Atleta! Como Treinador sempre com a consciência do seu dever cumprido!
Parabéns a António Borges,pelo seu Aniversário,no dia 20 de Abril.

terça-feira, 08 maio, 2012