domingo, julho 05, 2009

"Já tenho uma costela viseense"

Nome: José Manuel Santos Bastos
Data de nascimento: 13 de Novembro de 1984
Local de Nascimento: Venezuela
Altura: 1,82cm
Peso: 79kg
Estreia pelo AVFC: Académico de Viseu 2 Portomosense 0
Primeiro golo pelo AVFC: Académico de Viseu 2 Portomosense 0 (bisou)
Ídolo: Ronaldo (fenómeno)
Clube de Futebol: SLBenfica
Morada: Estarreja

Esta é a pergunta inevitável: onde vais jogar em 2009/2010?
No académico de Viseu

Conta-nos como foi: antes de ingressares no Académico de Viseu, qual o teu trajecto no futebol?
Comecei com 10 anos no murtoense, depois o futebol juvenil acabou e fui para o CDEstarreja ainda no escalão de iniciado, pelo CDE a minha passagem também foi curta só estive um ano e acabei por me mudar para o avanca onde completei a formação e ingressei nos seniores, tive cinco épocas onde consegui duas subidas (terceira e 2ºb) e depois vim para o Ácadémico…

Foste sempre avançado? Marcar golos sempre foi o teu forte?
Sim sempre fui avançado. Marcar golos tem sempre um sabor especial.

Participar no Euro Regiões com a selecção de Aveiro deve ter sido um acontecimento inesquecível. Como correu a experiência?
Foi uma experiência que nunca mais me vou esquecer…ficamos em 3ºlugar quase que éramos campeões europeus no ano de estreia.

Depois de dois anos no Académico de Viseu que sentimentos nutres quer pelo clube quer pela cidade?
Os melhores sem dúvida, principalmente pela maneira como fui recebido no Académico. Pela cidade também são os melhores, não conhecia Viseu mas nestes dois anos surpreendeu-me pela positiva, já tenho uma costela viseense.

Com que expectativas vieste para Viseu?
Vim com a ambição de ajudar o Académico a voltar aos patamares que merece e também de dar o salto para o futebol profissional.

Em 2007/2008 foste muito criticado pelas expulsões, esta época pelo contrário actuaste em todos os jogos sem ver qualquer cartolina vermelha. O que mudou de uma época para a outra?
Eu como jogador em termos de disciplina sou o que viram esta época o que se passou na primeira época nem é bom lembrar.

As coisas não te estavam a correr bem e frente ao Tondela, no Fontelo, inicias-te o jogo no banco. Entraste e fizeste o 2-0 final. A quem te dirigias ao comemorar o golo daquela forma?
Sei que não tive a melhor atitude mas já não conseguia ouvir alguns adeptos daquela bancada a criticarem a nossa equipa quando nós estavamos a ganhar 1-0 e era importantíssimo a vitória.

Qual o significado das “palmadas” que dás no símbolo do Académico quando marcas um golo?
O orgulho de jogar num clube como o Académico.

Sempre que marcas salta à vista sempre a dedicatória à tua esposa. É importante o seu apoio?
Não tenho palavras para a descrever… é ela que me dá apoio quando as coisas não correm bem é ela a primeira a me criticar quando faço algo errado, etc… más também é a primeira a elogiar-me, por isso a dedicatória dos meus golos vão ser sempre para ela e para o meu filho(a) que vem a caminho.

16 golos em 37 jogos. Correu-te bem a época? Sentes que podias ter feito mais?
No global sim correu e conseguimos o objectivo principal que era o mais importante…dei o meu máximo em todos os jogos mas às vezes as coisas não correm como nos desejamos, poderia talvez ter feito mais 3 ou 4 golos.

Agora na II Divisão, achas possível manter a veia goleadora? Já jogaste na II Divisão, as diferenças para a III Divisão são grandes?
Sim acredito que é possível continuar a marcar golos é para isso que vou trabalhar todos dias para quando tiver oportunidades concretizar…eu acho que a grande diferença é as equipas cometerem menos erros.

Todos nós te reconhecemos valor para voos mais altos. Quais as tuas ambições?
Conseguir chegar o mais alto no futebol profissional.

Esta pergunta ajudar-nos-á a ser melhores no futuro. Como lidas com as análises individuais que fazemos no fim dos jogos? O nosso blogue é importante no seio do plantel? Que sugestões nos dás para que possamos melhorar?
É sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido…os elogios e as críticas ajudam-nos a sermos mais fortes. Continuem a trabalhar assim porque estão no bom caminho e tem feito um trabalho notável.

Por falar em análise individual esta época foste por nós considerado por duas vezes como o melhor academista em campo: na vitória frente ao Sátão (4-0) e com o São João de Ver (3-0). Foram esses os teus melhores jogos ou tens outros a destacar?
Foram esses e talvez com o Avanca em casa.

Quem viu gostou e dificilmente se esquecerá desse golo. Falo do jogo contra o Fiães (2-1). Foi o melhor golo da época?
sim também na minha opinião foi o meu melhor golo da época.

Esta época defrontaste o teu Avanca e até marcaste um golo. Foram jogos como os outros ou estes foram especiais?
Foram especiais porque vesti e honrei aquela camisola muitos minutos.

Fala-nos um pouco dos três treinadores que tiveste no Académico:
Idalino de Almeida –
excelente ser humano, sempre me ajudou bastante no meu primeiro ano em Viseu. Tinha métodos diferentes de trabalhar mas rápido me adaptei.
José Miguel Borges – grande homem e treinador. Com o mister Borges já foi mais fácil a minha adaptação ao seu estilo de futebol porque os métodos de trabalho eram muito parecidos com os que tive em Avanca.
Luís Almeida – só tenho a dizer bem como homem e como treinador! O Mister tem um estilo de trabalhar muito diferente daquilo a que eu estava habituado mas também rápido me adaptei.

És um jogador caro? És sócio do Académico?
Não acho. Sim, sou sócio.

Num clube o mais importante são os adeptos. Concordas com esta afirmação? Que mensagem queres deixar para os adeptos?
Num clube todos são importantes desde dirigentes, treinadores, jogadores, adeptos, médicos e massagistas, roupeiros, todos….só assim conseguimos o êxito esta época! Mas quero agradecer aos adeptos em especial que nos apoiaram toda a época nos jogos no Fontelo e fora, muitos deles a chuva e frio…muito obrigado.

Perguntas dos leitores:

Este ano o apoio da claque melhorou? Qual, ou quais, os jogos em que eles se destacaram?
Sim melhorou…na minha opinião estiveram bem em todos os jogos.

Bastos, és um jogador que provoca muitas emoções aos adeptos porque no mesmo jogo és capaz do melhor ao marcar grandes golos e do pior ao falhares imensos lances em que te encontras cara a cara com o guarda-redes. Como explicas este tipo de lances e qual a razão que encontras para que as coisas não corram sempre bem?
Ninguém mais do que eu fica triste quando falho algum lance, porque vocês sabem tão bem quanto eu que não é de propósito…mas quando isso acontece tenho que trabalhar sempre mais para quando surgir nova oportunidade não falhar…este ano falhei oportunidades que não é normal em mim mas sempre trabalhei para contrariar isso…e tive muita ajuda do grupo.

(Pedro).Bastos em primeiro lugar parabéns pelas duas épocas e pela subida de divisão. Gostas mais de jogar com um avançado ao lado ou sozinho na frente? És adepto do 4-4-2 ou do 4-3-3?
Muito obrigado. Sinceramente não tenho preferência em jogar sozinho ou com outro avançado.

(Pedro). O que faltou ao Académico no resto da época para demorar tanto a assegurar a subida?
Acho que nos faltou regularidade, porque fazíamos grandes jogos e na semana a seguir já não estavamos tão bem ou vice-versa…mas assim teve um sabor especial.

0 comentários: