sexta-feira, março 20, 2009

Jogos inesquecíveis: Sporting 2 Bolonha 0

A 20 de Março de 1991, já lá vão 18 anos, O Sporting recebia em Alvalade o Bolonha para a 2ª mão dos quartos de final da Taça UEFA. De Itália os leões traziam um empate a uma bola, era preciso empatar a zero ou então vencer para se poder seguir em frente.
Bem cedo o Sporting chegou ao golo por intermédio de Filipe – hoje em dia treinador do Mafra – mas o golo é anulado pois Cadete estava em fora-de-jogo posicional. Pouco depois Douglas abre bem na direita Carlos Xavier cruza mas a defesa bolonhesa cede canto, na sequência do dito o viseense Leal – jogou a defesa esquerdo - quase marca, à meia volta e de pé direito, mas o guarda-redes italiano faz uma grande defesa. Aos 19 minutos novamente Douglas a sair com a bola, com toda a classe que se lhe reconhecia, a dar em Carlos Xavier e este com um cruzamento largo para a área encontra a cabeça de Cadete que atira a contar: 1-0 para o Sporting! Carlos Xavier pouco depois atira ao poste num livre dentro da área transalpina, era o sufoco para os italianos. Numa das poucas vezes que os italianos levaram perigo à baliza de Ivkovic o concentrado Leal fechou bem ao meio e acabou com as veleidades. Ainda houve tempo na primeira aparte para Carlos Xavier tirar uma bola de golo sobre a linha. Antes do intervalo Cadete por duas vezes esteve perto de desfeitear o guarda-redes italiano mas não o conseguiu. Também Leal se mostrou perdulário após livre largo apontado por Carlos Xavier com o ex academista em boa situação a desperdiçar. Ao intervalo o Sporting apenas vencia por 1-0.
Na segunda parte mais do mesmo, o Sporting à procura do golo mas a falhar na hora da finalização – com Cadete novamente em destaque. Aos 79 minutos Leal sai com a bola controlada da sua área deixa em Filipe este troca muito bem com Litos e recebe mais à frente e sofre grande penalidade. Na conversão da grande penalidade o veterano Fernando Gomes atira para o lado esuqerdo e o italiano Valleriani airou-se para o lado contrário. O Sporting estava nas meias finais da Taça UEFA!
As equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting: Ivkovic; Carlos Xavier, Luisinho, Venâncio (c) e Leal; Litos (Mário Jorge 85), Oceano, Douglas (Careca 82) e Filipe; Fernando Gomes e Cadete. Treinador: Marinho Peres.

Bolonha: Valleriani, Verga, Biondo, Paulo, Di Giá (Giuseppe 14), Martino, Galvani, Tricella (c), Mariani, Waas e Schenardi (Turkylmaz 30). Treinador: Gigi Radice.

0 comentários: