quarta-feira, novembro 07, 2007

Polga do céu ao inferno

Foto: Associated Press (Armando França)

Polga –4- apareceu por duas vezes na área contrária a rematar sem acertar na baliza. Ironia das ironias seria ele a introduzir a bola na sua própria baliza. Até ao minuto 89 era ele a minha escolha para melhor do Sporting e nem o seu azarento gesto me demoveu de o considerar como o melhor do Sporting. E porquê? Porque foi gigante: a dobrar o seu colega de sector, a anular avançados, a recuperar bolas no meio campo adversário, a lançar ataques e quando raramente perdia bolas lá à frente em terrenos que não eram seus era ele o primeiro a chegar e a limpar a jogada cá atrás. Polga foi gigante e não merecia descer do céu ao inferno num instante fatídico.
Tiago –3- sem culpas em nenhum dos golos sofridos. Triste fado o de Tiago que não fez uma única defesa.

Abel –3- Vucinic foi aparecendo amiúde pelo seu lado e o fantasma do olímpico de Roma pairou sempre sobre a cabeça e a verdade é que defensivamente teve alguns equívocos. Em termos ofensivos esteve ao seu nível com boas combinações com Izmailov e Romagnoli e foi ele que ganhou o canto de onde veio o 2-1 mercê de um bom remate já no interior da área romana.

Tonel –3- ficou mal na fotografia do primeiro golo sofrido, deveria ser obrigado a ver muitas “Cassetti(s)” sobre “como não se entrar à queima. A sua exibição ficam marcada por esse lance se bem que depois de um mau começo ter começado a acertar.

Ronny –3- muito menos interventivo no jogo do que Abel mas também é verdade que defendeu melhor que o português.

Miguel Veloso –3- poucos se recordarão mas o lance do primeiro golo nasce de uma displicência sua ao entregar o ouro – leia-se bola – ao bandido. Daí para a frente começou a jogar à Veloso empurrando a equipa para a frente, recuperando bolas e tentando o remate, por vezes com o pé direito que como sabemos não é o seu forte. Cometeu uma falta muita perigosa junto à sua área de uma forma algo infantil, por isso e pela perda de bola no 0-1 fica a nota 3.

João Moutinho – 3- boas combinações com Romagnoli, boas aberturas a solicitar Ronny, bem a rematar com perigo, não sabe jogar mal. Mas nem tudo foram rosas: com o resultado em 2-1, e de um ângulo impossível, tentou fazer um chapéu a Doni quando tinha Liedson à espera para empurrar a bola para o fundo da baliza do compatriota.

Izamilov –3- bom jogo do russo. Boas combinações com Romagnoli e Abel pior vezes até com Moutinho mas continua a definir mal o último passe à excepção do cruzamento remate que deu o 2º golo a Liedson.

Romagnoli –4- ele é um autêntico inventor de linhas de passe seja à direita ou à esquerda e por isso mesmo o grande responsável pelo futebol agradável do Sporting. É tão influente que quando baixa o ritmo – e baixou-o inevitavelmente perto do fim – que o Sporting naturalmente ressente-se.

Liedson –4- o seu 100º golo pelo Sporting – o 1º de ontem – terá sido seguramente um dos mais fáceis de sempre. No segundo mostrou todo o seu oportunismo. Como apontamento negativo o facto de ter inviabilizado um contra-ataque leonino ao não dar uma bola a Izmailov quando este era seguramente o jogador melhor colocado.

Yannick –2- ainda não fez as pazes com os adeptos. No primeiro golo do Sporting é ele com a sua “respiração” que faz com que Mexés se atrapalhasse com o seu guarda redes. Teve dois bons remates à baliza mas a bola teimosamente não entrou.

Izmailov –2- ficou na retina uma arrancada sua levado tudo à frente mas depois do cruzamento não foi aproveitado.

Pereirinha –1- entrou fresco para dar velocidade ao flanco direito mas só foi a tempo de “tirar” uma falta perigosa a favor do Sporting. Veremos se Paulo Bento continua a postar no 4x2x3x1 onde tem mais hipóteses de brilhar. Digo eu que não percebo nada disto.

0 comentários: